terça-feira, 11 de novembro de 2014

Portugal: UM PAÍS CONCESSIONADO



Paula Ferreira – Jornal de Notícias, opinião

Soube-se agora que o banco que punha as empresas portuguesas a mexer, poucos dias antes de o escândalo rebentar, transferiu centenas de milhões de euros da instituição para off-shores no estrangeiro. É um caso de polícia. A PT, símbolo de um Portugal moderno, alicerçado na ligação das empresas à investigação científica, é uma recordação.

Ruiu o BES, em poucos dias para alguns, em poucos meses poderão dizer outros. E com o Espírito Santo esvaiu-se uma das mais promissoras empresas nacionais. Sinais contraditórios - e preocupantes - com o discurso da retoma. Maria Luís Albuquerque esforça-se. Tenta passar a mensagem de que melhores tempos se aproximam, sem ultrapassar o limite do que é honesto. "É pouco, mas é crescimento", dizia a ministra neste final de semana, durante uma iniciativa do PSD.

Portugal visto de fora, porém, ganha outra (má) imagem. Estamos a desviar-nos do caminho, as metas não serão alcançadas, profetizam aqueles a quem teremos de pagar uma dívida astronómica. Podem ter razão. Mesmo sendo injustos, contudo, faltam razões para se celebrar: se cumprirmos as metas, não será graças ao crescimento económico, não será por estarmos a viver melhor.

Se alguém sair vivo desta borrasca, a mezinha é a mesma usada pelo Governo de Passos Coelhos e Paulo Portas: arrecadar mais e mais impostos. E assim continuaremos. Como titulava o jornal "El Pais", no domingo: "O país está à venda". Como pode ser feliz o povo de um país à venda? Acabou da pior maneira o banco que dava crédito às empresas, os setores estratégicos serão vendidos em saldo, tudo em nome da liquidez. Portugal, ainda há poucos meses um país "sob protetorado", está à beira de se transformar num país concessionado.

Tempos estranhos, de facto, estes em que ouvimos Marcelo Rebelo de Sousa classificar como "imperdoável" o facto de Passos Coelho ter deixado cair a "golden share" na PT. A maldita "golden share" que permitia ao Estado evitar tamanhos desvarios.

Sem comentários:

Mais lidas da semana