sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PRIMEIRO-MINISTRO TAILANDÊS VAI MANTER LEI MARCIAL




Banguecoque, 21 nov (Lusa) -- O primeiro-ministro e chefe da Junta Militar da Tailândia, Prayuth Chan-ocha, disse que vai manter a lei marcial no país, ainda que, reconheceu, a decisão o faça "infeliz", revelou a imprensa local.

"Estou feliz? Não, não estou. Quanto mais tempo estiver em vigor, mais infeliz serei. Ainda assim, é necessária", indicou o primeiro-ministro que assumiu o poder há seis meses num golpe militar, citado no diário The Nation.

Prayuth Chan-ocha também não deu importância ao protesto de cinco universitários que na quarta-feira lhe fizeram o gesto do filme "Os jogos da fome" que simbolizam a resistência à opressão, quando o líder do Governo estava numa conferência em Khon Kaen.

Os estudantes foram detidos e libertados mais tarde sem qualquer acusação.

"Eu não estava chateado. Estou aqui para fazer as mudanças e criar as fundações para as futuras gerações, ou os nosso filhos e netos não irão sobreviver", afirmou.

Na quinta-feira os cinemas de Banguecoque cancelaram a estreia de "Os jogos da fome" devido ao protesto de um grupo de universitários que levantaram os três dedos da mão e exibiram o livro "1984", num desafio à Junta Militar.

Com um forte dispositivo de segurança de militares e polícias, três universitários foram detidos, ainda que dois deles tenham sido libertados.

Prayuth Chan-ocha mantém a sua posição de ter assumido o poder para realizar as mudanças necessárias ao sistema político que considera "corrompido" e prometeu eleições para o final de 2015.

Empresários do setor turístico, que representam cerca de 10% da economia nacional, apelaram, contudo, ao fim da lei marcial, já que, defendem, prejudica os negócios.

A chegada de turistas à Tailândia caiu 10,28% entre janeiro e setembro deste ano, quando comparado com 2013.

No final do ano, as autoridades tailandesas esperam que o número de turistas alcance os 24,9 milhões, ou 17,97% menos que em 2013.

JCS // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana