quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Secretário-executivo da CPLP termina visita a Díli para elaborar agenda para 2015




Díli, 13 nov (Lusa) - O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, terminou hoje uma visita de dois dias a Timor-Leste para elaborar a agenda de trabalho para o próximo ano.

"Estou satisfeito porque correu bem a visita, sobretudo, o objetivo que me trouxe aqui que era elaborar a agenda de 2015 e também a vertente económica empresarial que queremos ver se durante a presidência de Timor há qualquer coisa de concreto a nível empresarial e económico", afirmou o embaixador moçambicano no final de um encontro com o chefe de Estado timorense.

Sobre o encontro com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, o secretário-executivo da CPLP disse que serviu para "abordar questões da atualidade", bem como a questão da Guiné-Bissau, nomeadamente a reunião do grupo de contacto internacional.

"Vimos a questão do trabalho que está a ser feito para a nova visão estratégica da CPLP e vimos os planos estratégicos que foram aprovados pelos setores ministeriais", disse.

Nas declarações aos jornalistas, Murade Murargy considerou também como fundamental a aprovação da nova visão estratégica para a CPLP.

"Isso é que é o fundamental. Temos de dar prioridades à mobilidade, ao capital humano, questões ambientes, dos oceanos e energéticas", disse.

Durante a sua estada em Díli, o secretário-executivo da CPLP teve também encontros com o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís Guterres, e com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Timor-Leste assumiu pela primeira vez a presidência da CPLP durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo que decorreu em Díli em julho e que ficou marcada pela entrada da Guiné-Equatorial para a organização.

MSE // FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana