domingo, 28 de dezembro de 2014

DIAS CALMOS EM LUANDA



Domiana N'jila – Jornal de Angola

As montras de Luanda estão montadas e são convidativas, só falta mesmo cada um comprar o melhor presente para oferecer. Na noite de 24 para 25 de Dezembro trocaram-se muitas prendas.

Mas até ao final do ano, ainda há tempo para comprar algo especial, seja ou não para oferecer.

Calçado, roupas, brinquedos, utensílios domésticos tudo está nas lojas de Luanda à espera dos clientes. A nossa reportagem saiu à rua e os lojistas não se queixam do negócio. O grande volume de vendas registou-se entre sábado, dia 20 de Dezembro, e o dia 24. Mas a febre consumista continua, agora mais com bens alimentares e sobretudo bebidas. Na passagem do ano vai correr muito champanhe.

 Djamila Ferreira foi às compras e disse que o tempo que tinha era escasso para tantos presentes: “vim comprar presentes em especial para crianças e alguns utensílios que vou precisar ceia. Os preços estão acessíveis, já passei por dois supermercados e não notei diferença nem aumento de preços, o movimento nas lojas em relação ao ano passado é que está mais calmo, há menos correria”. 

“Apelo às famílias que estejam próximas e unidas, porque cada vez mais com a dinâmica da vida estamos distantes uns dos outros, por isso, devemos aproveitar datas como estas para estarmos mais ligados e nos comunicarmos com as nossas famílias”, disse Djamila. 
Nuno Ruiz é gerente de loja. Em relação ao ano passado “os clientes estão muito apáticos”. Os preços mantêm-se em relação ao resto do ano: “Até tivemos que reduzir o preço de alguns produtos mas não resultou porque não há dinheiro, daí a procura ser fraca”. Armando Campinas è gerente no restaurante Espelho D´água. Os clientes adoram o cozido à portuguesa e o leitão assado: “Os nossos preços não aumentaram e vamos trabalhar nas encomendas até ao Ano Novo”. Príscila David saiu de casa para acompanhar a prima às compras mas para ela, “o importante é reflectir sobre vários assuntos em especial o amor ao próximo”. 

Felizarda Torquato é gerente de uma loja e contou à nossa reportagem que a procura “está equilibrada entre homens e mulheres mas os presentes são mais para as crianças. Até ao momento as vendas são satisfatórias mas esperamos mais clientes”. O comércio de Luanda faz bons negócios e o ambiente é calmo.

Foto: Dombele Bernardo

Sem comentários:

Mais lidas da semana