terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Indonésia: AVIÃO DA AIRÁSIA AVISTADO NO FUNDO DO MAR, NÃO HÁ SOBREVIVENTES




Mais de 40 corpos recuperados do mar

Jacarta, 30 dez (Lusa) -- Um navio de guerra indonésio recuperou hoje mais de 40 corpos no Mar de Japão, no âmbito das buscas pelo avião da AirAsia, que desapareceu no domingo, com 162 pessoas a bordo, disse um porta-voz da Marinha local.

"Com base na rádio militar, foi reportado que o navio de guerra Bung Tomo recuperou 40 corpos e que o número está a aumentar", disse Manahan Simorangkir citado pela agência de notícias AFP.

As autoridades indonésias confirmaram que os destroços detetados hoje durante as operações de buscas no Mar de Java pertencem ao avião da companhia de baixo custo malaia, que descolou no domingo da cidade indonésia de Surabaia, com destino a Singapura, onde deveria ter aterrado cerca de duas horas depois.

DM // PMC

Detetada "sombra" no fundo do mar que pode ser do aparelho

Jacarta, 30 dez (Lusa) -- Um avião da Força Aérea detetou uma "sombra" no leito marinho que se acredita ser do aparelho da AirAsia, que desapareceu no domingo, disse o chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo.

"Deus abençoou-nos hoje", disse Bambang Soelistyo, em conferência de imprensa.

"Às 12:50, um Hercules da Força Aérea descobriu um objeto descrito como uma sombra na forma de um avião no fundo do mar", afirmou.

Bambang Soelistyo indicou que as operações de busca se concentram agora onde foi avistada a "sombra" e os destroços descobertos, a cerca de 160 quilómetros a sudoeste da cidade de Pangkalan Bun, em Kalimantan, na ilha do Bornéu.

"Todos os elementos nas áreas e o pessoal de busca e salvamento serão destacados para o local", informou o mesmo responsável.

"O seu trabalho é descobrir e retirar todos os objetos ou corpos", disse, indicando que irá garantir que todos são levados para Pangkalan Bun, onde se situa a pista de aterragem mais próxima.

DM // JCS

Presidente indonésio vai a Surabaia onde estão familiares das vítimas

Surabaia, Indonésia, 30 dez (Lusa) - As autoridades indonésias confirmaram que o Presidente Joko Widodo visita hoje Surabaia, local onde estão concentrados os familiares das vítimas do avião da AirAsia que se despenhou domingo no Mar de Java.

A notícia foi confirmada aos jornalistas no aeroporto de Surabaia pelo próprio diretor da infraestrutura, Trikora Harjo.

Joko Widodo, que assumiu a chefia do Estado indonésio a 20 de outubro, é esperado a meio da tarde em Surabaia (cerca das 09:30 em Lisboa), mas a hora da chegada poderá sofrer alterações.

Neste momento, vários responsáveis indonésios presentes em Surabaia estão reunidos com familiares das vítimas que recebem apoio psicológico numa zona reservada.

As autoridades indonésias confirmaram hoje que os destroços detetados nas buscas que decorrem na região do Mar de Java pertencem ao avião desaparecido na manhã de domingo e que transportava 162 pessoas.

AYN // PMC

Sem comentários:

Mais lidas da semana