sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Angola: FIASCO INEVITÁVEL!




A notícia de que em substituição dos ODM surgem agora os denominados Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) abre uma nova janela de oportunidades para que o país possa, mais uma vez, tentar materializar seus compromissos em matéria de desenvolvimento.

Consumou-se o receio, já antes avançado por vários círculos da sociedade civil, de que Angola não conseguiria, até 2015, atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Mas, no fundo, isto até já era previsível, sendo que, inclusive o próprio Executivo, nos diversos relatórios que elaborou sobre a temática em questão, aventou quase sempre esta possibilidade.

Angola chegou a cumprir o primeiro dos oito ODM, ao reduzir para metade a percentagem da população afectada pela fome. Depois disso, quase ou nada foi concretizado em relação aos outros objectivos.

No dossier sobre a temática em questão, que o Novo Jornal (NJ) traz à estampa nesta edição, chama-se atenção a uma série de anomalias que continuam a pintar de negro quase tudo quanto o Executivo se propôs a realizar, com vista a atingir os ODM.

Um dos cenários ressaltados no artigo publicado pelo NJ, prende-se com o sector da saúde, particularmente com a questão relativa a mortalidade infantil. Segundo dados do Fundo das Nações para a Infância (UNICEF), o país tem muito ainda por percorrer neste capítulo, sendo que passou, nos últimos três anos, de 8.º país onde mais se morre na infância ao estado com o maior índice de mortalidade infantil no mundo.

Ainda no sector da saúde, o quadro reservado ao combate ao HIV ressalta à vista. Para além da questão relativa aos números que são cada vez mais preocupantes - fala-se que 250 mil pessoas vivem com o vírus do HIV em Angola -, os dados mais recentes apontam que o combate a pandemia caiu para metade, passando de 22 milhões de dólares, em 2013, para 16 milhões, em 2014.

No arrasto dos constrangimentos, segue- -se ainda o sector da Educação onde a qualidade continua a não ser proporcional à quantidade, um cenário que persiste por culpa de uma série de insuficiências que vão desde à falta de equipamentos à ausência de preparação dos professores.

Entretanto, a notícia de que em substituição dos ODM surgem agora os denominados Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) abre uma nova janela de oportunidades para que o país possa, mais uma vez, tentar materializar seus compromissos em matéria de desenvolvimento.

E para isso, a perspectiva de o novo plano de objectivos poder contar, para além da visão dos Governos, com a colaboração da sociedade civil, poderá contribuir fortemente para que os Estados - incluindo Angola - executem com mais afinco as suas responsabilidades, no quadro dos objectivos do futuro.

Novo Jornal (ao)

Leia mais em Novo Jornal

Sem comentários:

Mais lidas da semana