segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

China: Familiares pedem corpos de vítimas da debandada mortal em Xangai




Xangai, China, 05 jan (Lusa) - Dezenas de familiares das vítimas mortais chinesas da debandada da passada quarta-feira no centro de Xangai, em que 36 pessoas perderam a vida e 49 ficaram feridas, pediram às autoridades que libertem os corpos.

Segundo o diário South China Morning Post, os corpos dos dois estrangeiros que morreram no trágico acidente na noite de Ano Novo, um malaio e um taiwanês, já foram repatriados, enquanto as 34 vítimas chinesas continuam em morgues na cidade, já que as autoridades locais prosseguem com as investigações aos acontecimentos.

Os familiares manifestaram-se à porta da sede do Governo local, no bairro de Huangpu, o mesmo onde ocorreu a debandada, a cerca de meia hora do final de 2014.

Um familiar disse ao jornal que os manifestantes pediram a entrega dos corpos e uma compensação financeira, mas as autoridades mantêm que não podem ainda libertar os corpos.

A maioria das vítimas da debandada eram jovens na casa dos 20 anos, a maior parte mulheres. Dos 49 feridos, 25 continuam hospitalizados - sete têm danos físicos graves, incluindo uma pessoa que está internada nos cuidados intensivos, de acordo com informações prestadas pelo Governo local.

A tragédia de Xangai ocorreu cerca das 23:30 (15:30 de quarta-feira em Lisboa) de 31 de dezembro, numa praça da concorrida zona do "Bund", a marginal neoclássica da cidade. Milhares de pessoas preparavam-se para celebrar a entrada no novo ano.

Segundo relatos difundidos pela Xinhua, a debandada foi provocada pelo lançamento de cupões que pareciam notas de cem dólares norte-americanos.

Os cupões, que a multidão se precipitou para apanhar, foram lançados de um bar situado no terceiro andar de um dos edifícios do "Bund", contaram testemunhas citadas pela Xinhua.

ISG (AC/DM)// JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana