terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Moçambique: DHLAKAMA EXIGE GOVERNO DE GESTÃO, ELEIÇÕES DE NADA VALERAM




Dhlakama reúne-se com quadros da Renamo

O presidente da Renamo, maior partido de oposição moçambicana, Afonso Dhlakama, reúne-se hoje com os principais quadros daquela força política, incluindo os 89 deputados eleitos para a Assembleia da República e que faltaram à investidura no dia 09 de janeiro.

A reunião foi convocada para debater a estratégia futura do partido, que continua a exigir a formação de um governo de gestão, sob ameaça de criar uma república autónoma no centro e norte do país.

O encontro decorrerá em Caia, na província de Sofala, centro do país.

Dhlakama anunciou no passado dia 10, num comício na Beira, também no centro do país, a criação da república do centro e norte de Moçambique, da qual vai ser presidente, não reconhecendo o governo da Frelimo saído das últimas eleições gerais.

Moçambique realizou eleições gerais (assembleias provinciais, legislativas e presidenciais) a 15 de outubro, cujos resultados proclamados, e rejeitados pela oposição, deram a vitória à Frelimo e ao seu candidato presidencial Filipe Nyusi, colocando a Renamo e o seu líder, Afonso Dhlakama em segundo lugar e o Movimento Democrático de Moçambique e o seu presidente, Daviz Simango em terceiro.

Filipe Nyusi, que tomou posse do cargo na semana passada, nomeou Carlos Agostinho do Rosário, embaixador na Indonésia e Timor-Leste, para o cargo de primeiro-ministro, o qual foi empossado segunda-feira, bem como o novo Governo.

Lusa, em Notícias ao Minuto

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana