sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Número de violações na capital da Índia aumentou quase um terço em 2014




O número de violações em Nova Deli, capital da Índia, aumentou quase um terço em 2014, segundo a estatística oficial divulgada hoje pela polícia e que confirma a elevada taxa de violência sexual no país.

Em conferência de imprensa, o chefe da polícia de Nova Deli, Bhim Sain Bassi, disse que, até 15 de dezembro do ano passado, foram registados 2.069 incidentes de violação, enquanto, em 2013, tinham sido processados 1.571 casos.

Nova Deli passou a ser designada como «capital da violação», desde que, há dois anos, uma estudante de 23 anos, que a comunicação social local apelidou de Nirbhaya, palavra que significa «corajosa», foi morta e violada por um grupo de homens dentro de um autocarro, desencadeando uma vaga de protestos por toda a Índia e obrigando ao endurecimento da lei relativa às agressões sexuais.

Para a polícia indiana, o aumento dos casos de violação não significa que Nova Deli esteja hoje mais perigosa para as mulheres, mas sim que as vítimas denunciam mais a violência a que foram sujeitas.

"Registámos mais casos, porque as mulheres confiam mais em nós", considera o chefe da polícia, reconhecendo, no entanto, que é preciso melhorar a proteção às vítimas de crimes sexuais.

"A mentalidade da sociedade e da polícia ainda têm de mudar, para que os crimes [sexuais] sejam denunciados", frisa Bhim Sain Bassi.

A divulgação dos dados da polícia acontece no dia em que a justiça indiana decidiu prolongar, por três dias, a detenção provisória de Shiv Kumar Yadav, taxista suspeito de ter violado uma mulher de 26 anos, a 5 de dezembro, incidente que já levou as autoridades de Nova Deli a banirem o uso da aplicação Uber, sistema utilizado pela vítima para pedir o táxi.

Diário Digital/ Lusa, em Sapo TL – Foto: EPA@ Harish Tyagi

Sem comentários:

Mais lidas da semana