segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Presidente checo: MARCHA NA UCRÂNIA FAZ LEMBRAR MARCHAS NAZISTAS




O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, declarou que a marcha dos seguidores do líder nacionalista ucraniano Stepan Bandera é prova de que algo ruim está acontecendo não apenas com a Ucrânia, mas também com a União Europeia, já que está não chegou a emitir qualquer nota de protesto em relação ao acontecido.

Em entrevista à rádio Frekvence 1, Zeman disse que a passeata homenageando os 106 anos de nascimento de Bandera foi organizada à imagem e semelhança das marchas promovidas pelos nazistas na época de Hitler.

A marcha dos nacionalistas ucranianos, promovida em Kiev no dia 1º de janeiro, contou com participação de cerca de 5 mil pessoas, a maioria das quais portava tochas acesas e era filiada ao partido Svoboda (Liberdade) e à organização ultranacionalista Setor de Direita.

O líder tcheco destacou ainda a semelhança física existente entre Bandera e Reinhard Heydrich – líder nazista da SS durante a ocupação da extinta Tchecoslováquia pela Alemanha nazista, e que chegou a receber a alcunha de “O carniceiro de Praga” pelas atrocidades cometidas naquele país.

Stepan Bandera foi um líder do Exército Insurgente da Ucrânia, a autodenominada organização militar de libertação nacional, que colaborou com a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma das figuras mais polêmicas da moderna história ucraniana, Stepan Bandera reflete o antigo cisma geográfico que hoje se revela presente no conflito interno do país. Assassinado pela KGB em 1959, ele é reverenciado no oeste da Ucrânia como um patriota que lutou pela independência nacional, mas condenado como um colaborador nazista nas regiões do leste e do sul da Ucrânia.

Na foto: marcha dos seguidores de Stepan Bandera, Kiev, 1º de Janeiro - Reuters/Valentyn Ogirenko

Voz da Rússia

Sem comentários:

Mais lidas da semana