sábado, 31 de janeiro de 2015

Timor-Leste: Fretilin não vai bloquear entrada dos seus membros no próximo Governo




Díli, 30 jan (Lusa) - O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, disse hoje que o partido não vai bloquear a entrada de militantes seus no próximo Governo de Timor-Leste, "pelo interesse do Estado e do povo".

"Isso já ficou claro, na última conferência nacional, que nós não vamos bloquear porque o interesse do Estado e do povo está acima de tudo", afirmou à Lusa depois de uma reunião de cerca de duas horas e meia da Comissão Política Nacional do partido.

"Não foi uma reunião para tomar decisões foi uma reunião para discutir. Para fazer, como dizem os ingleses, um 'brainstorming'", afirmou.

A reunião de hoje na sede da Fretilin foi convocada esta semana depois de notícias de que Xanana Gusmão teria convidado militantes do partido e membros do Comité Central para integrar o elenco governativo.

Fontes do executivo confirmarem que Xanana Gusmão está a definir a composição do próximo executivo apesar de ele próprio se poder demitir do cargo de primeiro-ministro pelo que o próximo governo teria que, formalmente, ser definido pelo seu sucessor.

Estas fontes explicaram que Xanana Gusmão terá formulado convites a pelo menos quatro membros da Fretilin para que integrem o executivo, entre os quais um eventual candidato a primeiro-ministro, Rui Araújo, ex-ministro da Saúde e membro do Comité Central da Fretilin.

Apesar da insistência, Mari Alkatiri preferiu não comentar a possibilidade de que o sucessor de Xanana Gusmão possa ser Rui Araújo, que também esteve no encontro de hoje do partido e recusou qualquer comentário.

"Bom, ainda não sabemos se vai ser primeiro-ministro portanto não quero comentar. Não tomo posições políticas na base de condicionais", disse Alkatiri.

Questionado, porém, sobre as capacidades de Rui Araújo para exercer o cargo, Alkatiri foi lacónico: "qualquer membro da Fretilin que tenha estado a trabalhar comigo no Governo é capaz de ser primeiro-ministro".

Os restantes convidados de Xanana, segundo as fontes, são o deputado da Fretiin Estanislau da Silva - que poderá ser um de quatro vice-primeiros-ministros com funções de coordenação - e a do também deputado Inácio Moreira, que deverá ocupar a pasta de vice-ministro das Telecomunicações.

Para o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros deverá ser nomeado o atual embaixador timorense na Coreia do Sul, Hernâni Coelho, também ele membro do comité central da Fretilin.

Sobre este aspeto, Mari Alkatiri disse que aí não há dúvidas devido à decisão da última conferência nacional e que, por isso, no encontro de hoje "não pode haver discordância porque um órgão mais alto já tinha aberto essa possibilidade".

Alkatiri disse que, para já, a Fretilin vai "acompanhar todo o processo até ao fim" e depois emitirá um comunicado.

Sobre o processo em si, disse que "a constituição é clara".

"O partido mais votado apresenta candidato. Nem sequer é o bloco, é o partido mais votado. E depois o presidente é que consulta os outros partidos. Nada mais", afirmou.

ASP // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana