sábado, 21 de fevereiro de 2015

Portugal - Jerónimo de Sousa. PCP condena alinhamento do Governo com os mais fortes




O secretário-geral do PCP considerou hoje que o acordo para o prolongamento da assistência financeira à Grécia mantém "orientações draconianas" para impor "medidas dolorosas" e condenou a posição do Governo português no processo de "alinhar com os mais fortes".

Em declarações aos jornalistas no final de um encontro da Juventude Comunista, o líder comunista, Jerónimo de Sousa, disse não querer fazer "juízos precipitados" sobre o acordo alcançado sexta-feira pelo Eurogrupo, mas não deixou de criticar a imposição de critérios que impedem o povo grego de decidir o seu futuro de forma soberana.

"Aquilo é relevante é que depois de um processo de chantagem, a manutenção no essencial daquilo que são orientações draconianas para impor aos povos e, nomeadamente ao povo da Grécia, medidas profundamente dolorosas que impedem o desenvolvimento económico, a justiça social e que impedem a própria soberania", afirmou Jerónimo de Sousa.

Questionado sobre as notícias que apontam para a oposição de Portugal e da Espanha ao compromisso alcançado, o secretário-geral do PCP classificou a situação como "uma nódoa para o Governo português", que entrou "num espetáculo pouco digno".

"O Governo português assumiu-se como o mais devoto defensor das orientações do Eurogrupo e particularmente da Alemanha e do seu ministro", criticou.

Jerónimo de Sousa argumentou, contudo, que tal posição da delegação portuguesa terá sido tomada para assegurar a própria sobrevivência do executivo de maioria PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho, embora tal alinhamento com "os mais fortes" possa ser confundido com "subserviência".

Depois do acordo alcançado na sexta-feira no Eurogrupo para o prolongamento da assistência financeira à Grécia, o Governo de Alexis Tsipras tem agora até segunda-feira para apresentar aos seus credores uma lista específica de reformas.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana