sábado, 21 de fevereiro de 2015

Portugal - Yiannis Bournous. Ativista do Syriza diz perceber a "agonia de Passos Coelho




Yiannis Bournous diz que a proximidade de eleições e o facto de ver os partidos mais a esquerda a crescer pode explicar a “agonia” ou preocupação de Passos Coelho relativamente à Grécia.

Um ativista político do Syriza, Yiannis Bournous, veio a Portugal para discursar no fórum subordinado ao tema 'Por uma auditoria cidadã à divida', e não deixou de falar sobre as declarações de Pedro Passos Coelho ou Mariana Rajoy relativamente à Grécia.

“Consigo perceber a agonia do Sr. Rajoy e do Sr. Passos Coelho, porque ambos terão de enfrentar eleições nos próximos meses. Em particular, o senhor Rajoy deve estar com dificuldades em dormir quando olha para a performance do Podemos, em Espanha”, afirma Yiannis Bournous, em declarações citadas pela Rádio Renascença.

Bournous defende que os governos destes dois países terão provavelmente de mudar de opinião face às últimas conquistas gregas na Europa.

“Em relação à posição do Governo português, compreendo que estamos a falar de um Governo de centro-direita, conservador, e percebemos totalmente que tem de servir as suas ideologias e prioridades políticas. Isto não quer dizer que concordemos e isso foi evidente na mesa das negociações. Mas nós esperamos que, através da elaboração de um programa alternativo de crescimento, num processo passo a passo, na Grécia,  os resultados positivos que este programa trará à Grécia pode também mudar a posição das forças que hoje se opõem a este programa”, refere o ativista.

Relembre-se que depois de quase duas semanas de conversações, Atenas e a Europa chegaram a acordo, ontem, sexta-feira, para a extensão dos empréstimos europeus por mais quatro meses.

“Não há saída da crise, nem para a Grécia nem para a Europa se não atacarmos a questão da crise humanitária”, sublinha Bournous.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana