quinta-feira, 19 de março de 2015

António Costa:«ministra das finanças cria fantasias, os portugueses estão com os cofres vazios»




«Este governo vive fora da realidade», é o comentário de António Costa às declarações da Ministra das Finanças. Ontem à noite, Maria Luís Albuquerque afirmou que «o país tem os cofres cheios.»

Em Bruxelas, o lider do PS disse que «Os portugueses é que estão com os cofres vazios. Esta ideia que o governo tem de que os portugueses estão mal e o país bem, como se o país não fossem as pessoas é não compreender que o centro da atividade política tem que ser as pessoas.

Este governo vive fora da realidade. Só isso explica que governo tenha lançado um programa de regresso dos imigrantes. Nem a economia nem o país são estatísticas, mas empregos e pessoas que têm ou não trabalho e a realidade das pessoas é a sua vida e não as fantasias da ministra das finanças».

A ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou na quarta-feira que o país tem os «cofres cheios» para honrar os seus compromissos na eventualidade de surgirem perturbações no funcionamento do mercado da dívida, o que permitiria ao país «estar tranquilamente durante um período prolongado sem precisar de ir ao mercado, satisfazendo todos os compromissos».

« [A dívida pública] está, de facto, ainda muito elevada (...). Mas hoje, quando olhamos para a dívida pública, está lá tudo e está também o conforto de saber que, para além disso, temos cofres cheios para poder dizer tranquilamente que se alguma coisa acontecer à nossa volta que perturbe o funcionamento do mercado, nós podemos estar tranquilamente durante um período prolongado sem precisar de ir ao mercado, satisfazendo todos os nossos compromissos», garantiu Maria Luís Albuquerque.

Em Pombal, distrito de Leiria, na sessão de encerramento das jornadas da JSD «Portugal nas tuas mãos», a governante afiançou que esta situação permite o pagamento de salários, de pensões ou fazer os reembolsos da dívida, «mantendo tudo a funcionar sem perturbação».

TSF com Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana