segunda-feira, 2 de março de 2015

EMPRESÁRIOS TIMORENSES ASSINAM PROTOCOLOS NO ÂMBITO DA CPLP




Díli, 01 mar (Lusa) - A Associação Nacional de Jovens Empresários Timorenses (ANJET) assinou hoje dois protocolos de colaboração com a Confederação Empresarial e com a União de Exportadores da CPLP, no intuito de fortalecer as relações empresariais no espaço lusófono.

Estes textos foram assinados num encontro empresarial sobre "investimento em Timor-Leste", organizado por ocasião da atribuição da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) a Timor-Leste e onde participaram empresários e responsáveis de vários países lusófonos, em Díli.

O primeiro protocolo foi assinado por Jorge Serrano, que além de presidir à ANJET é presidente de honra da CE-CPLP e por Salimo Abdula, presidente da direção da entidade, e o segundo pelo empresário timorense e por Mário Costa, presidente da União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP).

O protocolo com a CE-CPLP reconhece que o desenvolvimento da economia nacional exige um setor privado "forte e dinâmico" e "uma sinergia" entre os setores público e privado.

Compromete a CE-CPLP, entre outros aspetos, a apoiar a Criação do Conselho Económico Nacional (CEN) e a realização de contratos programas entre o Governo e o setor empresarial.

A nível legislativo apoiará na elaboração de decretos como a harmonização de taxas e impostos, apoio do Governo ao setor privado, lei do mecenato e de guichê único, entre outros aspetos.

A ANJET, por seu lado, apoiará na criação do Conselho Económica da CPLP, em parceria com o Governo da Marca Nacional timorense e da Feira Internacional do país.

O segundo protocolo integra Timor-Leste no projeto da União de Exportadores, iniciativa que nasceu da cimeira de Díli dos chefes de Estado e do Governo da CPLP, em 2014, para conseguir tornar o espaço lusófono mais capacitado para o negócio.

Desenvolver oportunidades de negócio, divulgação de produtos, serviços ou regiões, formação, análise de mercados, ações de promoção e outros aspetos são abrangidos pelo protocolo.

ASP // FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana