sábado, 25 de abril de 2015

África do Sul. MARCHA NAS RUAS CONTRA A XENOFOBIA




Milhares de pessoas desfilaram no centro de Joanesburgo contra o recrudescimento da violência xenófoba na África do Sul, principalmente nas províncias de Gauteng e do Kwazulu Natal.

Os ataques violentos contra lojas e estabelecimentos comerciais dos bairros da capital e estrangeiros causaram até ontem sete mortos e milhares de deslocados.

O governador provincial de Gauteng, David Makhura, o líder sindical Zwelinzima Vavi e o administrador municipal de Joanesburgo, Parc Tau, juntaram-se à manifestação de protesto que percorreu o subúrbio de Hillbrow habitado por milhares de estrangeiros. 

O Presidente da República sul-africana, que endereçou mensagens de condolências às famílias das vítimas, prometeu que o Governo vai erradicar a xenofobia no país. 

Jacob Zuma anunciou o envio de ministros e de outros representantes do Governo central a todos os países africanos numa tentativa de atenuar as consequências da violência xenófoba. Em Addis Abeba também se realizou uma manifestação de protesto contra a onda de xenofobia na África do Sul e o assassinato na Líbia de cristãos etíopes  pelo grupo extremista Estado Islâmico. O consulado sul-africano em Lagos, Nigéria, foi obrigado a encerrar na sequência de manifestações contra a xenofobia. 

O Ministério nigeriano dos Negócios Estrangeiros convocou o embaixador da África do Sul a quem exprimiu a reprovação do Governo das manifestações xenófobas.

Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana