quarta-feira, 29 de abril de 2015

Governo timorense deu ordem de pagamento a professores portugueses - PM




Díli, 29 abr (Lusa) - O primeiro-ministro timorense garantiu hoje à agência Lusa que já foram dadas ordens de pagamento dos complementos salariais em atraso dos professores portugueses das escolas de referência de Timor-Leste, lamentando o atraso no processo.

"Lamento imensamente todo este atraso. Também está a afetar o pagamento das bolsas (dos alunos timorenses em Portugal) e de alguns funcionários contratados. Mas estamos a resolver tudo", disse Rui Maria Araújo.

"Já desde ontem que tentei saber o que se passa", disse.

Rui Maria Araújo mostrou à agência Lusa um SMS que disse ter recebido hoje de manhã da ministra das Finanças comprovando a ordem de pagamento.

"Bom dia sua excelência. Informo que já foram emitidas para o Banco Central as TPO (Treasury Payment Order) para o pagamento dos professores portugueses", refere a mensagem assinada por Santina Cardoso.

Na segunda-feira os professores portugueses das escolas de referência de Timor-Leste tinham voltado a denunciar que, apesar de repetidas promessas, continuavam desde dezembro sem receber os complementos salariais.

Três professores ouvidos pela Lusa confirmaram a situação, explicando a "situação dramática" que vivem alguns dos docentes que nem sequer têm dinheiro para poder ir ao médico - têm que pagar antecipadamente antes de serem ressarcidos pelo seguro.

"Díli não é uma cidade barata. Temos que pagar rendas e os nossos gastos aqui e o dinheiro do salário em Portugal não chega para as despesas lá e cá", sublinhou um dos professores ouvidos pela Lusa.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana