sexta-feira, 17 de abril de 2015

Guiné-Bissau. 500 MILITARES VÃO PARA A REFORMA ESTE ANO – ministra da Defesa




Bissau, 17 Abr 15 (ANG) – A ministra da Defesa Nacional anunciou quinta-feira em Bula que quinhentos efectivos ligados ao sector da defesa e segurança da Guiné-Bissau irão à reforma ainda no decurso deste ano. 

Cadi Seidi falava no âmbito de uma visita de três dias que esta a efectuar às unidades militares do interior do país, nomeadamente Mansoa, Cumeré, Bula, Gabú, Bafatá, Buba, Quebo e Banbadinca, com intuito de inteirar-se das dificuldades das mesmas. 

“Brevemente uma equipa de sensibilização do processo de desmobilização vai estar no terreno para informar as pessoas sobre como vai decorrer as desmobilizações”, informou.

“Falar da reforma não significa mandar simplesmente as pessoas para casa mas sim é proceder a reestruturação e reorganização das unidades militares”, explicou a governante que acrescenta que o processo de aposentação visa contribuir para a melhoria da vida nos quartéis. 

A ministra sublinhou, a propósito da visita que efectua, como de proceder ao diagnóstico da real situação das Unidades Militares para depois diligenciar junto das autoridades competentes soluções para as mesmas.

Por outro lado, acrescentou, a deslocação insere-se na iniciativa de mobilizar os parceiros em termos de desbloqueamento de fundos para resolver os problemas constadas nas casernas.

 “É muito lamentável a situação que estamos a constatar nas casernas visitadas”, deplorou Cadi Seidi que descreveu as casernas como em avançado estado de degradação. 

Por isso, a ministra da Defesa informou que vai transmitir o problema aos superiores hierárquicos, para, em conjunto, encontrarem solução para ultrapassar a situação. 

Seidi pediu a colaboração dos militares para o desenvolvimento do sector da Defesa e Segurança, tendo-lhe aconselhado a observarem sempre os aspectos da higiene e outros cuidados com a saúde nos quartéis e deixarem de evocar alegações como falta de materiais ou de meios financeiros.

A deslocação vem na sequência de um périplo iniciado em Julho de 2014 as unidades militares de Bissau com a mesma finalidade.

ANG/AALS/JAM – Lusa, em  Bambaram di Padida 

Sem comentários:

Mais lidas da semana