sábado, 4 de abril de 2015

Lavrov: Restauração de relações entre Rússia e UE ajudará a resolver problemas globais




A completa normalização das relações entre a Rússia e a União Europeia permitirá cooperar nas outras direções da política internacional tão eficazmente como nas negociações sobre o programa nuclear iraniano, disse o chanceler russo Sergei Lavrov neste sábado (4).

“Falando sobre as relações entre a Rússia e a União Europeia, nós sublinhamos a cooperação muito útil no formato do ‘sexteto’ de mediadores internacionais sobre [o problema nuclear do] Irã. Estamos convencidos que a restauração completa das relações entre Moscou e Bruxelas permitirá uma colaboração eficaz em outras áreas da política internacional, inclusive no Oriente Médio e África do Norte, na Síria, Iraque, Líbia, Iêmen e nas outras direções”, disse o ministro do Exterior da Rússia numa coletiva de imprensa após o encontro em Bratislava com o seu homólogo eslovaco Miroslav Lajcak. 

As negociações sobre o programa nuclear iraniano, que duraram diversos anos, viram finalmente um raio de esperança nesta quinta-feira (2) quando o “sexteto” de mediadores conseguiu assinar um acordo histórico com o Irã após uma maratona de intensivas negociações. 

Este é o avanço mais recente que Moscou e a União Europeia conseguiram alcançar em conjunto após deterioração das suas relações no ano passado por causa do conflito ucraniano e sanções antirrussas impostas pela UE.
Sputnik - Vladimir Sergeev

Sem comentários:

Mais lidas da semana