domingo, 12 de abril de 2015

Protesto. BRASILEIROS MANIFESTARAM-SE EM LISBOA CONTRA GOVERNO DILMA




Cerca de 30 brasileiros manifestaram-se hoje em Lisboa contra o Governo de Dilma Roussef e a corrupção no Brasil, pela qual responsabilizaram o Partido dos Trabalhadores (PT).

"A corrupção no Brasil está institucionalizada. O que a gente quer é que a Dilma e todos os que estão envolvidos no escandalo do petrolão e em todas as medidas negativas contra a população, saiam do poder, junto com todo o PT", disse à agência Lusa Mariana Hemprich, representante do Movimento Brasil Livre na Europa.

A jovem brasileira, que está em Lisboa desde setembro, a fazer um mestrado em direito administrativo, considerou que o Brasil "entrou num mar de corrupção" desde o governo de Lula da Silva.

"Começou com o mensalão, temos agora o petrolão e o próximo vai ser o Banco Nacional de Desenvolvimento Social do Brasil", disse Mariana Hemprich, acrescentando que "a corrupção foi legalizada no Brasil".

Para a representante do Movimento Brasil Livre, "o PT é a raiz de todo este problema".

Explicou que o objetivo do protesto é reivindicar o fim da corrupção e que os envolvidos sejam castigados.

Hoje realizaram-se protestos em mais de 400 cidades do Brasil e de outros países, nomeadamente em Lisboa e no Porto, contra o Governo da Presidente brasileira Dilma Rousseff.

Na capital portuguesa, o grupo de brasileiros aproveitou a sombra da estátua do poeta Luís de Camões, na praça com o mesmo nome, para se instalar com bandeiras do seu país, faixas e pancartas alusivas ao protesto e gritar palavras de ordem contra a atual e o anterior presidente, o PT e a corrupção.

"A nossa bandeira é verde e amarela, não é vermelha", e "bolivarismo no nosso país, não" foram outras das palavras de ordem entoadas, mostrando pouca simpatia pela ideologia mais esquerdista, ideia explicita no conselho deixado à presidente Dilma, para que vá para Cuba ou para a Venezuela.

Mariana Hemprich disse à Lusa que "o desgoverno que Dilma proporcionou" ao Brasil afetou todo o povo brasileiro, tanto os que vivem no país como os que vivem fora dele, quer pela subida da carga fiscal como o corte nos diretos e na proteção social.

Para a jovem brasileira, a solução ideal seria a realização de novas eleições, mas também seria aceitável a subida ao poder do vice-presidente brasileiro.

"Se a Dilma sair já é um grande resultado para a gente", afirmou.

As manifestações que se realizaram hoje foram promovidas pelos três principais grupos envolvidos na contestação à presidente brasileira - Vem pra Rua, Revoltados Online e Movimento Brasil Livre.

Estes movimentos exigem ainda a investigação e punição dos envolvidos em casos de corrupção da Petrobras.

Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília foram algumas das cidades brasileiras com manifestações.

Ocorreram protestos também em cidades dos Estados Unidos, Bolívia, Inglaterra, Argentina, Espanha, Chile, Áustria, Irlanda, Austrália e Canadá.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana