quarta-feira, 13 de maio de 2015

COOPERÇÃO CHINA-CABO VERDE “É UM BOM EXEMPLO” - diz líder do PC chinês




Pequim, 13 mai (Lusa) - A "estreita cooperação" entre a China e Cabo Verde "estabeleceu um bom exemplo para as relações entre países de diferentes dimensões e sistemas políticos", afirmou um destacado líder do Partido Comunista Chines (PCC).

A China e Cabo Verde "sempre se respeitaram e apoiaram mutuamente", disse Guo Jinlong num encontro com a nova presidente do Partido Africano para Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, realizado terça-feira em Pequim.

Guo Jinlong, 68 anos, antigo presidente do município de Pequim, é um dos 25 membros do Politburo do PCC.

Segundo o relato da agência noticiosa oficial Xinhua, Guo Jinlong manifestou disposição de "estreitar o intercâmbio" com o PAICV e Janira Hopffer Almada disse que o seu partido encara o PCC como "um parceiro estratégico".

Janira Hopffer Almada iniciou na segunda-feira uma visita de seis dias à China cujo programa inclui uma deslocação a Zhuhai, zona económica especial adjacente a Macau, no sul do país.

É a sua primeira viagem internacional desde que assumiu a chefia do PAICV, há cerca de cinco meses, sucedendo ao atual primeiro-ministro, José Maria Neves, disse fonte diplomática à agência Lusa.

Janira Hopffer Almada, 36 anos, formada em Direito pela Universidade de Coimbra, é também ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos.
Advogada de profissão, Janira Hopffer Almada é a primeira líder partidária africana eleita diretamente pelos militantes.

O PAICV considera "exemplar" a cooperação chinesa, destacando várias "realizações estruturantes para Cabo Verde", nomeadamente o Palácio da Assembleia Nacional, o Palácio do Governo, a Biblioteca Nacional e o Estádio Nacional de Futebol, disse o partido num comunicado difundido a propósito da visita de Janira Hopffer Almada.

AC // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana