sábado, 27 de junho de 2015

Preso político em Cabinda: FAMÍLIA DE MAVUNGO ESTÁ A PASSAR POR DIFICULDADES




Esposa de Marcos Mavungo diz que Bento Bembe reconheceu que a prisão do defensor dos direitos humanos é ilegal.

A esposa do activista Marcos Mavungo, que se encontra detido numa das cadeias da província de Cabinda, disse na quinta-feira, em Benguela, que a sua família está a passar por situações difíceis devido à prisão do marido.

A cuidar dos sete filhos, Adolfina Mavungo afirmou em conferência de imprensa promovida pela organização não governamental Omunga que a empresa petrolífera norte-americana Chevron, onde o activista trabalha, cancelou o salário do esposo.

Segundo a informação veiculada pela rádio Voz da Alemanha, neste momento a família do defensor dos direitos humanos na província está a depender da caridade de outras pessoas.

“Até este momento estou a viver com a ajuda de pessoas de boa fé. Algumas passam para me visitar e sempre deixam um envelope com algum dinheiro. É assim que eu e os meus filhos estamos a viver, no meio de muitas dificuldades”.

Segundo a mulher de Mavungo, a condição de saúde do activista é preocupante, pois a cada dia que passa a sua situação clínica tem estado a agravar-se.

“O Marcos continua a tomar diariamente vários comprimidos porque o seu estado de saúde se degrada permanentemente. Por outro lado, as condições de salubridade onde ele se encontra são más. Ele está preso num corredor da cadeia onde já chegou a passar três dias sem tomar banho apesar do calor insuportável no local. Ele está preso por ter cometido o crime de defender o povo de Cabinda”, explicou.

Durante a conversa com os jornalistas, Adolfina Mavungo disse que teve um encontro com o secretário de Estado para os Direitos Humanos, António Bento Bembe. Segundo a mulher do activista, no âmbito do diálogo que tiveram, Bento Bembe reconheceu que a prisão do defensor dos direitos humanos é ilegal, garantido a libertação de Mavungo.

Mas até hoje a promessa não foi cumprida.  “O próprio senhor Bento Bembe reconheceu e até teve a coragem de dizer que a detenção do meu marido é ilegal. Também, o Procurador-geral declarou a mesma coisa. Pelo facto não entendo que apesar dessas declarações até hoje o Marcos Mavungo continua na prisão”.

Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana