sábado, 27 de junho de 2015

Angola. GOLPE DO SAPATO



Imagem Escolhida

Cartoon de Sérgio Piçarra, nascido em Luanda, 1969. Autor de BD e cartoonista, é pioneiro e impulsionador destas artes em Angola. Tem livros publicados e participação em exposições colectivas, obteve um Diploma de mérito do Ministério da Cultura.

Atual e irresistível este cartoon de Sérgio Piçarra no jornal Rede Angola. A abordagem é ao alegado Golpe de Estado em Angola, perpetrado por uma vintena de jovens angolanos sem qualquer preparação militar e que nem se têm conseguido defender da polícia angolana quando participam em manifestações e levam porrada de criar bicho – sendo intermitentemente presos.

A ironia do cartoon condiz com a ironia da situação do regime de Angola, dito humanista e de esquerda. Ironia pejada de situações contrárias ao esperado pela Angola que lutou para se libertar do jugo do colonialismo português, da PIDE, da tortuosa prisão do Tarrafal e outras do regime fascista-colonialista de Salazar/Caetano. 

Agora é o regime angolano que repesca os métodos fascistas/colonialistas e vai enchendo as suas prisões com presos políticos, de Cabinda até mais ao sul possível. Aos confins de uma Angola cujo povo julgou rumar à libertação, à distribuição da riqueza e à justiça que tarda. Um dia acontecerá.

A desilusão impera.

MM/Redação PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana