segunda-feira, 3 de agosto de 2015

BES: Proposta é “inadmissível” e “vergonhosa”, afirmam emigrantes lesados




Movimento dos Emigrantes Lesados (MEL) apelou este sábado aos que subscreveram produtos comerciais do BES e pretendem reaver as suas poupanças para recusarem a proposta do Novo Banco. Lesados do BES promovem ações no dia 10 de agosto em Lisboa e no dia 26 de setembro em Paris.

“Pedimos então a todos os emigrantes lesados para não assinarem os contratos enquanto o Novo Banco não propuser uma nova reunião”, lê-se no comunicado do MEL, citado pela agência Lusa.

Segundo este Movimento, a solução apresentada “aos clientes emigrantes detentores das ações preferenciais Poupança Plus, Euro Aforro, Top Renda e EG Premium é inaceitável”, na medida em que o Novo Banco propõe que só daqui a dois anos haja uma parte da liquidez e apresenta produtos diferentes dos prometidos quando os clientes investiram no EURO AFORRO 10 e EG PREMIUM.

 Os produtos foram vendidos aos clientes como “produtos de capital e juros garantidos” e agora são apresentados, em alternativa, “produtos que são, por definição, arriscados”, refere o MEL.

 O Movimento considera que os produtos que estão a ser apresentados aos emigrantes não são compatíveis com o seu perfil de risco de investidor, que é de tipo conservador.

 “É este mesmo perfil de risco que, desde o início, aquando da venda das ações preferenciais, não concordava com o risco financeiro das ações preferenciais dos 4 Special Purpose Vehicles (SPV) vendidas ao balcão como sendo produtos sem risco e de capital e juros garantidos”, lê-se no comunicado.

 O MEL lembra ainda que "o total da solução só atingirá (e nem é certeza, visto a natureza arriscado das obrigações, e se o Novo Banco ainda existir quando os clientes quiserem vender as obrigações) os 90% do capital inicialmente investido e só ao cabo de 6 anos".

 Esta proposta é “simplesmente inadmissível para pessoas reformadas, idosas com uma idade média de 70 anos e cansadas”, destaca.

 O Movimento alerta que os gestores do Novo Banco têm pressionado os clientes e mentido, por alegadamente estarem a dizer que o MEL está a favor desta solução.

 Para dia 10 de agosto está agendada uma manifestação, a 1ª após a venda do Novo Banco, que terá lugar na sede do Novo Banco, na Av Liberdade 195 em Lisboa, pelas 11h.

 Estão ainda previstas ações na capital francesa a 26 de setembro em Paris e em todos os últimos sábados a partir do mês de outubro, caso não sejam apresentadas soluções viáveis para os lesados do BES até lá.

Esquerda.net – Foto Manuel de Almeida / Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana