terça-feira, 18 de agosto de 2015

Nyusi na SADC. Há 24 milhões de pessoas em risco de fome na África Austral



O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, afirmou em Gaborone, capital do país, que 24 milhões de pessoas estão em risco de passar fome nos estados que integram a Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).

Nysui falou da situação da insegurança alimentar na SADC, em declarações aos jornalistas moçambicanos, num balanço do primeiro dia da 35.ª Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da SADC, que decorre na capital do Botsuana, Gaborone.

"Do universo de pessoas em risco de passar fome na SADC, 150.000 estão em Moçambique e é necessária a angariação de mais fundos para fazer face à fome na região", disse Nyusi, citado hoje pela imprensa moçambicana.

Dados divulgados pela diretora da Agricultura e Alimentação da SADC, Margaret Nyerenda, indicam que a organização precisa de seis milhões de toneladas de cereais para alimentar a população carenciada.

Margaret Nyerenda sublinhou ainda que a escassez de água nos últimos tempos afetou uma parte significativa dos países da região, com destaque para Botsuana, Lesoto, Namíbia, África do Sul, Zimbabué e o sul de Angola.

Durante o encontro com os jornalistas, o Presidente moçambicano sublinhou ainda que os chefes de Estado e de Governo da SADC realçaram a necessidade de a região mobilizar recursos para projetos de industrialização como forma de impulsionar o desenvolvimento económico.

"Neste encontro, ficou claro que a implementação do programa de industrialização da SADC implica a angariação de mais fundos e de recursos humanos à altura", acrescentou o Presidente moçambicano.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana