sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Parlamento guineense vai realizar debate de urgência




A Assembleia Nacional Popular (ANP, o Parlamento) da Guiné-Bissau vai reunir-se com caráter de urgência em data a anunciar para debater a situação política do país, anunciou o órgão.

A Comissão Permanente da ANP reuniu-se hoje e deliberou convocar os deputados para uma sessão extraordinária, bem como "condenar com veemência" a decisão do Presidente da República de nomear e empossar um primeiro-ministro que "não foi indigitado pelo partido vencedor das eleições [PAIGC]", refere-se em comunicado.

No documento assinado por Cipriano Cassamá, presidente do Parlamento, é reafirmada a "fidelidade aos princípios constitucionais, ao diálogo e concertação como instrumentos e meios de resolução de divergências políticas e institucionais entre os órgãos de soberania".

A Comissão Permanente da ANP deliberou ainda "apelar" ao Presidente, José Mário Vaz, no sentido de reconsiderar a sua posição e promover, no quadro constitucional, uma solução para a crise política".

O Presidente da República, José Mário Vaz, nomeou e deu posse na quinta-feira a Baciro Djá, vice-presidente do PAIGC, como primeiro-ministro.

O partido classificou de ilegal a decisão do Presidente guineense e remeteu para breve uma posição "mais consistente" daquela força política.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana