domingo, 23 de agosto de 2015

Portugal. O VOTO IRRESPONSÁVEL



Domingos de Andrade – Jornal de Notícias, opinião

Vai ser campanha lá e campanha cá. Mas o que cá se passa não conta para nada lá. E o que lá se passa conta cá. Mal. A coligação PSD/CDS terá sempre a vontade de trazer o embrulho grego como exemplo do voto irresponsável. E já começou. Forçar António Costa a discutir a simpatia do PS pelo Syriza. Obrigar António Costa a corrigir uma e outra vez o tiro de declarações passadas.

Mal. Para ambas as forças políticas. Porque há na demissão do primeiro-ministro grego e no pedido de eleições antecipadas aprendizagens a reter.

Alexis Tsipras disse e fez, em sete meses de poder, tudo e o seu contrário. Venceu, primeiro, eleições contra a austeridade e uma certa Europa em galopante arrepio das suas periferias. Bateu o pé. Pediu referendos. Negociou medidas para um terceiro resgate ainda mais duras do que aquelas que tinha renegado na campanha eleitoral. Contra o voto dos eleitores gregos. Duas vezes. Perdeu. Mas ganhou.

O Syriza é hoje um partido a desfazer-se. Sai a ala mais radical. Fica a dos consensos. E o líder a ganhar poder. Soube, comprova-se nos estudos de opinião, colocar os interesses do país acima das convicções. A Grécia continua no euro. Cresceu 0,8% no segundo trimestre, com uma banca sem liquidez e um povo desesperado. E o garrote das medidas impopulares que garantiram o terceiro resgate só começará a sentir-se depois do ato eleitoral. Sobra a Oposição. Esfrangalhada após a surpresa da derrota de janeiro e sem tempo para se organizar.

Tsipras vai a eleições para obter um mandato claro. Chama-se a isto sobrevivência. Há séries políticas bem menos arrojadas a correr nas televisões portuguesas.

Trazer a Grécia para a campanha arrasta inúmeras tentações. Todas do lado da coligação. E todas a jogar contra o Partido Socialista. A segurança versus a mudança. O aluno bem comportado contra os aventureiros. A estabilidade de uma maioria, como apelou o presidente da República, sobre os desnortes de um Governo sem apoio parlamentar.

É, aparentemente, fácil. Para ganhar eleições. Mas apenas uma ilusão. Estaremos em outubro com um Parlamento desarticulado. Com um país em dificuldades. Sem oposição, sem Governo e sem líderes. Iguais aos gregos, portanto. Mas, ao contrário deles, sem um líder com inesperados golpes de asa capazes de recolocarem o país no caminho da esperança.

*Diretor-executivo

Sem comentários:

Mais lidas da semana