sábado, 5 de setembro de 2015

A FESTA DO AVANTE, MAIOR MANIFESTAÇÃO CULTURAL EM PORTUGAL




PCP. Quinta da Atalaia, Seixal. Portugal. A “Festa do Avante” teve inicio na passada sexta-feira (04) e termina amanhã, domingo (06). Se não sabem deviam saber que é a maior manifestação cultural em Portugal. Nem por isso se vê livre dos boicotes da comunicação social, que a ignoram ou que a reduzem a umas ínfimas referências. É geral, ou quase, quer na imprensa escrita como nas rádios e nas televisões.

Dir-se-ia que é sinal dos tempos? Pura ilusão. Quase sempre foi uma manifestação cultural votada ao ostracismo pelos órgãos de comunicação dos grandes grupos que “abafaram” quase na totalidade os veículos por onde é canalizada a informação a contento da alienação, da manipulação e do obscurantismo. Não há que ter receios de assim afirmar. É a realidade. Uma realidade em que inúmeros profissionais dos órgãos de comunicação social são cúmplices. Esses são os mesmos que empolam até à saturação a Festa do Pontal, do PSD. Festa? Não, simplesmente um veículo de propaganda política relativo às cores do PSD. Bastas vezes veículo de intrigas, chantagens e mentiras. Uma “festa” sem mais nada, um comício, que atinge o auge quando aldrabões, como Passos Coelho ou Portas (este ano convidado por via da Culigação), tomam a palavra da mentira e da ilusão na caça aos votos, para não variar. (MM / PG)

Da Festa do Avante diz a Wikipédia:

A Festa do Avante! é uma festa cultural e musical com a duração de 3 dias, realizada pelo Partido Comunista Português. É o maior evento político-cultural realizado em Portugal.[1] É realizada na Quinta da Atalaia, freguesia da Amora, concelho do Seixal, perto da Baía do Seixal. É construída todos os anos com trabalho voluntário de cerca de 12 mil pessoas, entre militantes e amigos, e onde são contabilizadas cerca de 20 mil horas de trabalho a erguer, decorar e equipar cerca de 22 mil metros quadrados. É aberta ao público em geral.

Todos os anos, os visitantes podem assistir a peças de teatroranchos folclóricosgrupos coraisdança e concertos de vários géneros musicais (incluindo música clássica) nos vários palcos, por onde passam dezenas de grupos de artistas. Realizam-se variados debates políticos com a participação de vários dirigentes do PCP e a feira do livro, do disco, do artesanato entre vários outros programas desportivos e culturais.

A Festa do Avante foi realizada pela primeira vez em 1976, na antiga FIL, na sequência do 25 de Abril.[2] Desde 1976, a Festa passou por 5 locais distintos.[2] Entre 1977 e 1978, foi realizada no Jamor.[2] Entre 1979 e 1986 ficou no Alto da Ajuda, em Monsanto.[2] Problemas com as autarquias levaram à não realização da edição de 1987. Esta constante mudança levou ao início de uma campanha de angariação de fundos para financiar a compra da Quinta da Atalaia, na Amora. Esta custou, na altura, 60 mil contos. Entretanto, entre 1988 e 1989, foi realizada em Loures.[2] A partir de 1990, com a Quinta da Atalaia já comprada, passou a ser aí realizada.[2] A música mais conhecida da Festa é a Carvalhesa.[3]

recinto da festa localiza-se na Quinta da Atalaia, na Amora. Existe uma entrada na Cruz de Pau, chamada Quinta da Princesa, e uma na Medideira.

A Festa tem um pavilhão para cada distrito de Portugal, cada um com a gastronomiaartigos regionais e artesanato dessa região. Também existem pavilhões dedicados a emigrantes e imigrantes, um Pavilhão da Mulher, um Pavilhão da Ciência e um Espaço Criança. Existe um Pavilhão Central onde se localizam diversos espaços, como o Auditório de Debates, a Loja da Festa, um Espaço de TIC, com computadores, etc. Para a JCP, existe um pavilhão denominado Cidade da Juventude. Comida típica e artigos estrangeiros podem ser encontrados no Espaço Internacional, cujas delegações de outros países estão a cargo dos respectivos Partidos Comunistas ou outras organizações progressistas.

Existem diversos palcos onde os artistas podem actuar na Festa do Avante! (Wikipédia)

Um registo para a curiosidade dos que ignoram certas particularidades: A maioria dos que frequentam a Festa do Avante não são militantes do Partido Comunista, nem simpatizantes, provavelmente nem eleitores. Mas são unânimes em mostrar o seu agrado e muito raramente falharem com a sua presença anual. Ali é Portugal. Ali está Portugal na sua génese, culturalmente. Os que vão quase sempre levam mais um(a) amigo(a) também. Ou mais que um(a) amigo(a).

Milhares de portugueses estão neste momento no espaço. Na Festa do Avante. É sempre assim. A Festa do Avante termina só amanhã (domingo), cerca das 11 da noite. Ainda está a tempo de assistir por todo o dia e ao encerramento naquele espaço imenso, transbordante de cultura e de Portugal, por toda a parte. A seus pés está o rio Tejo, testemunha que espelha o evento enquanto passa, rumo à foz, depois de um breve abrandamento no estuário do Tejo que inclui o Seixal, assim como Cacilhas, como Almada, como Lisboa…

Sem comentários:

Mais lidas da semana