quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Guiné-Bissau: PR inicia auscultação aos partidos para nomeação do novo PM




Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, inicia hoje (quarta-feira) a auscultação aos partidos políticos com assento parlamentar com vista à nomeação de um novo primeiro-ministro, disse à Lusa fonte da presidência.

De acordo com a fonte, José Mário Vaz vai ouvir o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o Partido da Renovação Social (PRS), o Partido da Convergência Democrática (PCD), a União para Mudança (UM) e o Partido da Nova Democracia (PND).

Fontes do PCD e da UM confirmaram a convocação pelos serviços da presidência para a auscultação.

A Guiné-Bissau está sem Governo há mais de um mês na sequência da decisão do Presidente em exonerar o executivo eleito e que era liderado por Domingos Simões Pereira e da nomeação e mais tarde exoneração de Baciro Djá do cargo.

O Presidente exonerou o Governo de Simões Pereira, a 12 de Agosto, por alegadas incompatibilidades pessoais entre os dois e no dia 20 do mesmo mês nomeou Baciro Djá como primeiro-ministro, tendo este formado o seu executivo, que viria a ser obrigado a demitir por ordens do Supremo Tribunal de Justiça.

O órgão considerou a nomeação de Djá inconstitucional e ordenou ao Presidente que devolva o poder ao PAIGC para que este forme um novo executivo.

O PAIGC foi o partido vencedor das eleições legislativas com maioria absoluta no parlamento.

A CEDEAO (Comunidade Económica de Estados da África Ocidental) enviou para Bissau o antigo presidente da Nigéria Olusegun Obasanjo para mediar o impasse político que se verifica na Guiné-Bissau entre o Presidente e o PAIGC.

Angop

Sem comentários:

Mais lidas da semana