O
critério de escolha para entrar no restrito clube é simples: personalidades que
tenham influência ou possam vir a tê-la. Com excepção de Passos Coelho, que
chegou a ser convidado mas nunca participou, nos últimos 20 anos todos os
primeiros-ministros foram convidados: António Guterres, Durão Barroso, Pedro
Santana Lopes e José Sócrates. Os participantes são, regra geral, figuras com
peso no PSD e no PS ou influência no mundo dos negócios. Nesta lógica, Marcelo
Rebelo de Sousa, António José Seguro, Manuela Ferreira Leite e António Vitorino
já foram também convidados por Francisco Pinto Balsemão.
José Sócrates - Foi convidado em 2004, pouco tempo antes de ser eleito para a liderança do PS com 80% dos votos. No ano seguinte chegou a primeiro-ministro e ocupou o cargo durante seis anos.
Paulo Portas - Portas é um dos raros convidados do mundo da política que não pertencem nem ao PSD nem ao PS. O líder dos centristas foi convidado em 2013, juntamente com António José Seguro (Portugal tem, no máximo, três representantes no encontro). Portas foi ao encontro quando era ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
António Costa - O actual líder do PS foi convidado para o encontro que junta a elite mundial em 2008. Curiosamente, Costa foi convidado juntamente com Rui Rio, que era presidente da Câmara do Porto. A proximidade entre os dois tem alimentado especulações de que no futuro se poderão vir a entender para criar um governo do bloco central.
António José Seguro - Foi convidado em 2013.
Paulo Macedo - O actual ministro da Saúde foi convidado por Francisco Pinto Balsemão no ano de 2014. Paulo Macedo ganhou notoriedade como director--geral dos Impostos, tendo conseguido bons resultados no combate à evasão fiscal. Foi também vice-presidente do conselho de administração executivo do Millennium BCP.
Marcelo Rebelo de Sousa - Foi convidado em 1998, quando liderava o PSD. Marcelo contou à TVI, uns anos depois de ter participado no encontro, que não viu nada de “anormal” nessas reuniões. Descreveu o encontro como “muito interessante”, já que lhe permitiu “conhecer figuras importantes dos Estados Unidos da América e da Europa”. O professor está, porém, convicto de que destes encontros não resulta uma rede de ligação. “Eu não notei que tivesse ficado. Não tenho essa visão conspiratória.”
Vítor Constâncio - Foi governador do Banco de Portugal e participou no encontro em 1988, quando era secretário-geral do PS, e em 2010, ano em que deixou o Banco de Portugal para ocupar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), onde é responsável pela supervisão bancária.
Teixeira dos Santos - Teixeira dos Santos foi convidado quando era ministro das Finanças de José Sócrates.
Ricardo Salgado - O banqueiro esteve duas vezes nos encontros de Bilderberg, em 1997 e 1999, . Os convites a Salgado foram feitos por Balsemão “antes de as relações” entre os dois “se deteriorarem”, revela ainda o livro sobre o ex-presidente do BES.
Paulo Rangel - O eurodeputado do PSD participou na reunião em 2010.
Durão Barroso - Durão Barroso participou três vezes nas conferências do Bilderberg. A primeira foi em 1994 quando era ministro dos Negócios Estrangeiros. Um ano depois de entrar no restrito clube mundial, Durão candidatou-se à liderança do partido, mas perdeu para Fernando Nogueira. Não desistiu e em 1999 foi eleito líder do partido. Foi nessa qualidade que, no ano seguinte, voltou a ser convidado para o encontro da elite mundial. Não foi a última vez.
Santana Lopes - Pedro Santana Lopes esteve no encontro em Junho de 2004. A reunião aconteceu três semanas antes da crise política em Portugal. Durão Barroso demitiu-se do governo, mas não partiu para o novo cargo na Comissão Europeia sem escolher o seu sucessor:Santana Lopes.
Manuela Ferreira Leite - Era presidente do PSD quando foi convidada para participar na conferência do clube de Bilderberg, em 2009. Ao contrário de outros líderes da oposição, que já participaram nestas reuniões, nunca chegou à liderança do governo.
Inês de Medeiros - Foi convida em 2014 juntamente com Paulo Macedo.
Rui Rio - Foi convidado em 2008, quando era presidente da Câmara do Porto, um cargo que exerceu até às últimas eleições autárquicas, em 2013.
Em Zita Paiva -
Youtube
Sem comentários:
Enviar um comentário