segunda-feira, 26 de outubro de 2015

FIRMA NORTE-AMERICANA NA EXPLORAÇÃO DE CRUDE EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE



O Governo santomense aprovou um acordo entre um consórcio constituído pelas companhias ERHC Energy e Kosmos Energy, que passa a ser detentor do bloco 11 da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé e Príncipe.

Um comunicado de imprensa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), citado  pela agência de notícias PANA, revela que a ERHC transferiu para a empresa americana Kosmos 100 por cento dos seus direitos, interesses, responsabilidades e obrigações emergentes do contrato de partilha de produção no bloco 11 da ZEE de São Tome e Príncipe, com 85 por cento de interesse participativo.

O comunicado revela, também, que a Agência Nacional de Petróleo, em nome do Estado, detém 15 por cento de interesse participativo naquele bloco.

O acordo aprovado refere que a Kosmos deve conduzir todo o processo de pesquisa, incluindo a realização de estudos sísmicos. O bloco 11 da ZEE tem uma profundidade média de 2.900 metros e cobre uma área de 8.941 quilómetros quadrados. A ERHC e a ANP tinham assinado um contrato de partilha de produção para o bloco número 11 da ZEE em Julho de 2014.

A Kosmos é uma companhia norte-americana de exploração e produção de petróleo e gás com sede em Texas, e desenvolve a sua actividade em vários países, nomeadamente, a Mauritânia, Marrocos, Portugal, Senegal, Ghana e Sahara Ocidental.

Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana