quarta-feira, 28 de outubro de 2015

NUVEM TÓXICA CAUSA 19 MORTES NA INDONÉSIA



Fumaça de queimadas agrícolas cobre um terço do país e já afeta mais de 25 milhões de pessoas. Mais de 500 mil sofrem de problemas respiratórios. Voos são cancelados e escolas, fechadas.

ubiu para 19 o número de mortos devido à poluição atmosférica causada pelas queimadas agrícolas na Indonésia, afirmou o governo nesta quarta-feira (28/10). Há três meses que a fumaça se espalha pelo país, forçando o fechamento de escolas e o cancelamento de voos.

Segundo autoridades, as vítimas são da ilha de Sumatra e de Kalimantan, a parte indonésia da ilha de Bornéu, onde os incêndios são causados por agricultores para "limpar o solo" – prática que, apesar de proibida, é comum no país. As recentes chuvas diminuíram os impactos da fumaça, mas não foram suficientes para apagar o fogo.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 500 mil pessoas sofrem de problemas respiratórios devido à fumaça e mais de 25 milhões de indonésios foram afetados pela poluição atmosférica causada pelos incêndios.

Imagens de satélites mostram que um terço do território indonésio está coberto pela fumaça, que chegou até a capital, Jacarta, localizada na ilha de Java. Os efeitos podem ser sentidos também nos países vizinhos Malásia e Cingapura.

Segundo o Ministério das Florestas, os incêndios já queimaram mais de 1,7 milhão de hectares. A Marinha evacuou regiões vulneráveis. O presidente indonésio, Joko Widodo, visitará as áreas atingidas no final de semana, depois de encurtar sua visita aos Estados Unidos por causa dos incêndios.

O governo da Indonésia destacou navios de guerra para entregar máscaras, tendas e auxílio médico a milhares de pessoas afetadas pela névoa dos incêndios. Três navios de guerra chegaram a Kalimantan com equipes médicas, tendas e máscaras de proteção.

O porta-voz militar da Indonésia, Tatang Sulaiman, disse à agência de notícias AFP que o plano passa por construir abrigos temporários com purificadores de ar, sendo que os barcos também podem servir como centros de evacuação caso necessário.

O governo também destacou cerca de 30 aeronaves para tentar apagar os incêndios, combatidos ainda por 22 mil soldados no solo.

De acordo com especialistas, desde setembro, na maioria dos dias, a Indonésia lançou na atmosfera mais dióxido de carbono do que a média diária dos Estados Unidos, segundo maior poluidor do mundo. Especialistas alertam ainda que a situação é agravada pelo clima extremamente seco causado pelo fenômeno El Niño.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia estima que os incêndios estejam completamente apagados somente no final de novembro ou no início de dezembro.

CN/afp/dpa/rtr/lusa – Deutsche Welle

Sem comentários:

Mais lidas da semana