terça-feira, 27 de outubro de 2015

Portugal. COMO PODE A ESCOLHA DE CAVACO AFETAR O PRÓXIMO PRESIDENTE?



Cavaco tem três opções: governo de gestão, indigitar Costa ou deixar a decisão para o próximo Presidente da República.

Cavaco indigitou Passos e há três cenários em cima da mesa: Governo de gestão; liderança de PS e Esquerda ou deixar a decisão para o próximo Presidente da República. O Diário de Notícias falou com politólogos e fontes políticas para analisar os diferentes cenários para cada um dos candidatos à Presidência da República.

Caso Cavaco opte por Governo de Gestão

Marcelo Rebelo de Sousa – "Um governo de gestão dividirá o cenário político em polos, apesar do grande capital de Marcelo em ultrapassar a clivagem”, como explicou ao DN o politógolo António Costa Pinto, que acredita que Marcelo “está acima do espaço político de onde é originário”.

Sampaio da Nóvoa – Pode sair beneficiado do discurso de Cavaco e aproveitar o facto de ser um candidato “não partidário, independente e com capacidade de dialogar com todos”, refere Vasco Lourenço, Presidente da Associação 25 de abril.

Maria de Belém – “Não trabalha com cenários” e pode facilitar a chegada dos Socialistas ao poder “com um acordo transparente e que ofereça a estabilidade”, indica o DN.

Edgar Silva – Defensor da CDU e contra Cavaco, que rejeitou a possibilidade da Esquerda formar governo.

Marisa Matias – “Todo este processo tem prejudicado a democracia e a noção do Estado de Direito”, explicou a candidata do BE ao DN. A deputada acredita que o PS e a Esquerda são “uma alternativa”.

Caso Cavaco indigite Costa como líder

Marcelo Rebelo de Sousa – Miguel Relvas acredita que o ex-comentador “pode beneficiar da sensação de batota política”. Já o politólogo António Costa Pinto antevê que o professor “não deixará de radicalizar o discurso” para exigir eleições antecipadas.

Sampaio da Nóvoa – O académico não se opõe a um Executivo dessa natureza, o que facilita o procedimento.

Maria de Belém – Os apoiantes de Maria de Belém acreditam na vantagem deste cenário. Falta, contudo, uma abrangência igual à de Sampaio da Nóvoa devido à sua ideologia “de direita”, diz Vasco Lourenço.

Edgar Silva – O candidato disse que o discurso de Cavaco “ultrapassa em muito a visão limitada sobre quais os candidatos presidenciais que beneficiariam dos desenvolvimentos políticos que ocorram”. Resta saber se Edgar Silva “leva a candidatura até ao fim ou desiste a favor de outro”, questiona o DN.

Marisa Matias – A candidata do Bloco não irá interferir com esta escolha.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana