sexta-feira, 30 de outubro de 2015

UM GOVERNO (A PRAZO), UM APARELHO, UM PRESIDENTE



Bom dia, este é o seu Expresso Curto 

Martim Silva - Expresso

Um Governo (a prazo), um aparelho, um Presidente

Bom dia,

"Eu abaixo assinado declaro solenemente por minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas"

Esta vai ser hoje uma das frases mais ouvidas. No Palácio da Ajuda, pelas 12.00, vão tomar posse os ministros do XX Governo Constitucional, liderado por Passos Coelho. E por 17 vezes se vai ouvir este juramento.

A seguir, são os secretários de Estado. Estes normalmente tomariam posse uns dias depois. Mas "normalmente" é uma palavra que não se aplica nesta altura à vida política portuguesa.

O que não vamos ouvir mas vai estar na cabeça de todos é que o juramento, neste caso, vai ser mais do género "Eu abaixo assinado declaro solenemente por minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas.. ainda que seja por escassos dias".

Sobre o tema hoje vale a pena ficar a saber isto:

Além dos ministros, tomam também posse os secretários de Estado. E como este artigo explica, acentua-se a tendência de recurso à prata da casa. Que é como quem diz, o aparelho partidário tem maior presença neste governo da coligação do que no anterior. Além disso, a imprensa de hoje dá nota da presença dos filhos de Maria José Nogueira Pinto e de Jaime Gama entre os novos secretários de Estado.

Jerónimo de Sousa foi entrevistado na SIC Notícias e pelo que disse um acordo com PS e Bloco parece ainda longe de estar garantido. O líder comunista mostrou ainda que o seu partido mantém a vontade de romper com as metas do Pacto de Estabilidade, matéria tabu para os socialistas.

Somam-se as vozes (Negrão, Morais Sarmento, Marques Mendes, Ribeiro e Castro) dos que à direita entendem que não haverá possibilidade de um governo de gestão de Passos Coelho, depois do chumbo do Executivo no Parlamento. Também o JN diz na capa hoje que Passos rejeita essa possibilidade. E o Sol acrescenta que Passos não só rejeita ficar em gestão como conta sentar-se na primeira fila da bancada laranja no Parlamento para liderar a oposição a Costa. Isto tudo somado abre a porta a que Cavaco dê posse a um governo de esquerda liderado por Costa. Aliás, o i de hoje tem uma entrevista ao ex-consultor de Cavaco Silva Carlos Blanco de Morais, em que este diz "não me surpreende que o Presidente da República acabe por chamar o líder do PS a formar Governo".

Na capa de hoje, o Público diz que o Parlamento deve ficar parado até dezembro se este governo foi chumbado no dia 10. Um tema que já tinha feito capa do Expresso Diário de quarta-feira.

Daqui a 11 dias, quando terminar o debate do Programa de Governo e forem discutidas e votadas as moções de rejeição, estão já agendadas manifestações pró e contra para junto do Parlamento. Pró coligação e anti-moções. E Pró-moções e anti-coligação. Há para todos os gostos.

Sabe que o PM com menos tempo no cargo no últimos 40 anos foi Nobre da Costa? Que Mariano Gago foi quem mais tempo esteve no governo? E que a Passos só faltam 57 dias para ultrapassar Mário Soares no ranking dos que mais tempo foram primeiros-ministros? Estes números e muitos mais podem ser lidos aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro,

A diretora de um lar em Reguengos de Monsaraz é acusada de crimes de sequestro agravado, 11 crimes de abuso sexual de menor dependente, sete crimes de maus tratos e três de peculato. Entre os terríveis episódios já conhecidos desde caso estão o de uma menor de 15 anos que foi fechada uma semana numa despensa.

Carlos Cruz, que já cumpriu dois terços da sua pena, pode ter a sua primeira saída precária pelo Natal.

José Sócrates já teria sido em apanhado em escutas mesmo antes de começar o processo Operação Marquês. Isto aconteceu porque o empresário e seu amigo Carlos Santos Silva estava a ser escutado no âmbito do processo Monte Branco.

Numa altura em que há alguns sinais de tensão e divisões internas noBenfica, hoje ficou a saber-se que Luís Filipe Vieira deverá ser novamente candidato à presidência do clube para o ano.

É também notícia a história de Peter Boone, o influente economista que em 2010 anunciou o caos para a dívida pública portuguesa e terá lucrado com isso. O Ministério Público quer agora julgá-lo pelo crime de manipulação de mercado.

Os primeiros refugiados sírios chegam a Portugal já no final da próxima semana.

Ontem ficámos a saber que Sérgio Monteiro, que hoje deixa de ser secretário de Estado dos Transportes, vai ser contratado pelo Fundo de Resolução para resolver a venda do Novo Banco. A contratação mereceu algumas críticas (leia o artigo de Ricardo Costa). E ao que parece os bancos ficaram de fora desta escolha, que foi assumida diretamente pelo Banco de Portugal.

Ainda não ganhamos como os nórdicos, mas ao que parece jábebemos como eles, explica o DN.

A Reforma Agrária já tem muitos anos. Já é quase história a carochinha. Mas ainda agora o Estado português acaba de ser condenado a pagar dois milhões de euros a uma empresa agrícola que foi expropriada em 1975.

Lá fora,

Esta é seguramente uma das mais fortes notícias no mundo hoje. A China, ou melhor o Partido Comunista Chinês decidiu acabar com a política do filho único. Permitindo que todos os casais possam ter... dois filhos. As ações de grandes empresas de produtos para bebés, como a Nestlé, a Danone e a Johnsons já registaram grandes subidas em bolsa... Na BBC News, aconselho este artigo que em cinco números explica o que significou a política de restrição de filhos na China nas últimas décadas. Exemplo? Evitou o nascimento de 400 milhões de crianças.

Ainda na China, o país reviu em baixa as metas de crescimento da economia para os próximos anos. Agora aponta-se para um crescimento de cerca de 6,5% ao ano até final desta década.

A economia de Taiwan encolheu pela primeira vez em seis anos.

Parlamento Europeu aprovou uma resolução pedindo que sejam retiradas as acusações contra Edward Snowden e que o protejam e reconhecam como um defensor dos direitos humanos.

O naufrágio de um barco com migrantes que fazia o trajeto entre Marrocos e Espanha terá causado dezenas de mortos. Dos 50 tripulantes, só 15 foram recolhidos com vida.

Na Alemanha, a extrema-direita aperta o cerco à chanceler Angela Merkel, apresentando centenas de queixas-crime por alta traiçãopela política de acolhimento de refugiados que está a ser seguida.

Ainda sobre refugiados, no Expresso Diário de ontem publicámos umtexto de fôlego que ajuda a explicar e a perceber as grandes vagas de refugiados ao longo da história. E hoje voltaremos ao tema.

Este domingo, cinco meses depois, os turcos voltam às urnas. Mas as perspetivas são de que o AKP, do presidente Erdogan, volte a não atingir a maioria absoluta (que perdeu pela primeira vez em 13 anos).

Bidhya Bhandari é a primeira mulher a ser eleita presidente no Nepal. O Nepal só deixou de ser uma monarquia em 2008 e a nova chefe de Estado é viuva de um rebelde comunista.

O Papa Francisco avança com um perdão para os Legionários de Cristo.

O que é que o Mundo está realmente a fazer para travar as alterações climáticas? O Financial Times disponibiliza um mecanismo para calcular e medir os esforços e impactos de cada um.

Justin Bieber fez uma birra e abandonou um concerto em Oslo. Pouco depois pediu desculpa... mas o mal estava feito.

Quem é o novo elemento da família Clooney Amal? Chama-se Milie...

NÚMEROS

132
São enviados diariamente qualquer coisa como 132 mil milhões de emails. Mas será que esta é uma forma de comunicação que está para acabar?

7,5
7,5 milhões de euros é o prejuízo acumulado pela CP Carga nos primeiros nove meses deste ano.

736
736 milhões de euros teve a EDP de lucro nos primeiros nove meses do ano. Mas o número, embora gigante, significa uma perda de 4%face ao mesmo período do ano anterior.

FRASES

"Precisamos de poupar. Mas estamos a poupar menos. Infelizmente estamos em risco de assistir à terapia do consumo, exatamente aquilo que a economia não precisava neste momento", Helena Garrido, no Jornal de Negócios

"Porque é que o défice tem de ser 3 por cento e não 4 por cento?",Jerónimo de Sousa, na SIC Notícias, mostrando que o PCP não está disposto a abdicar da suas bandeiras eleitorais

"Não quero defender a Volkswagen, o que fizeram é indefensável, serão castigados por traírem os clientes e terá repercussões significativas. Mas a verdade é que sempre se esticaram os limites",Hans-Paul Burkner, presidente da Boston Consulting Group, em entrevista ao Jornal de Negócios

O QUE EU ANDO A LER

Henry Kissinger, o Maquiavel da política moderna, o Richelieu de Nixon, é seguramente uma das mais polémicas figuras da política americana do último meio século. Considerado um dos exemplos maiores da "realpolitik", muitos consideram-no uma espécie de criminoso de guerra (era o caso por exemplo do polemista já falecido Christopher Hitchens). Agora, está já publicado, embora ainda sem edição em Portugal, o primeiro e monumental volume de uma biografia sobre o norte-americano de origem judaíca alemã. O autor? um dos mais reputados, populares e também polémicos historiadores da atualidade, o escocês radicado nos EUA Niall Ferguson. Ferguson, que tem escrito muitos livros sobre história e história económica (A Ascensão do Dinheiro, Civilização, Império, A Lógica do Dinheiro, The Great Degeneration, para citar alguns), traça neste primeiro volume (curiosamente intitulado "O Idealista") um retrato muito curioso e menos conhecido de Kissinger: todo o seu percurso até ter aceite a indicação como Conselheiro Nacional de Segurança de Nixon. Kissinger que foi refugiado alemão fugido do regime de Hitler, soldado americano que combateu Hitler na Alemanha, aluno e professor brilhante de Harvard. Sendo certo que Kissinger gera, como já disse, muitos ódios, esta obra, escrita com a fluidez habitual dos livros de Ferguson, é imprescindível para quem está disposto a conhecer melhor o percurso de um dos mais importantes políticos e estadistas americanos.

Além desta recomendação, deixo-lhe este longo artigo da Atlanticsobre como o Estado Islâmico se dissemina no Médio Oriente. E sobre o que pode ser feito para travar o movimento terrorista.

Por hoje é tudo. Ao longo do dia vá acompanhando o que se passa com a posse do novo governo no site do Expresso. Pelas seis da tarde damos-lhe a análise ao que de mais importante se passou. E amanhã é dia de edição semanal do Expresso.

Tenha uma excelente sexta-feira e um fim-de-semana ainda melhor. Eu cá vou de férias e estarei de volta no dia 9. Com a política ao rubro com o debate do Programa de Governo na Assembleia da República.

Sem comentários:

Mais lidas da semana