quarta-feira, 4 de novembro de 2015

GUINÉ-EQUATORIAL FECHA FRONTEIRAS PARA ESCOLHER CANDIDATOS ÀS PRESIDENCIAIS



O governo da Guiné Equatorial ordenou o encerramento das fronteiras terrestres até 15 deste mês, durante o congresso do partido no poder para escolher os candidatos às presidenciais de 2016, anunciou hoje o ministério da Segurança.

O Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE, no poder) vai realizar o terceiro congresso na cidade de Bata, de 10 a 12 de novembro, de acordo com uma declaração lida na rádio estatal.

O presidente Obiang Nguema - no poder há 36 anos - ocupa a liderança do PDGE desde a fundação, em 1986. No passado, Obiang foi o candidato presidencial do partido para todos as eleições.

A família presidencial está diretamente relacionada com o PDGE. O filho do presidente, Teodorin, é o líder da juventude partidária e a "primeira-dama" da organização feminina.
Teodorin é também o vice-presidente da Guiné Equatorial e é considerado o sucessor do pai no cargo.

Obiang conquistou o poder, em 1979, com um golpe de Estado que derrubou o regime ditatorial do tio Macias Nguema.

Organizações de defesa dos direitos humanos criticam regularmente o regime repressivo de Obiang e acusam o governo de corrupção e de reprimir violentamente opositores políticos, organizações cívicas e os 'media'.

Em 2004, mercenários tentaram derrubar o regime, num golpe alegadamente financiado por capitais britânicos. Mark Thatcher, filho da antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, foi condenado e multado na África do Sul por envolvimento na operação.

Em julho de 2014, a Guiné Equatorial tornou-se membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana