sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Portugal. COSTA DIZ QUE FALTA GARANTIR QUE ACORDO É PARA DURAR TODA A LEGISLATURA



O "acordo programático" existe mas António Costa admite que ainda não está tudo decidido. O líder do PS afirma estar "ainda a trabalhar para garantir que haja estabilidade ao longo desta legislatura".

O acordo "está fechado na parte mais difícil e importante que tem a ver com as matérias programáticas" diz António Costa. "Há outra dimensão, que estamos ainda a trabalhar" continua o líder socialista, "para garantir que haja estabilidade ao longo desta legislatura. É importante que haja uma alternativa, mas é importante que essa alternativa não se frustre na instabilidade ou na incapacidade de governar no horizonte de uma legislatura".

Em entrevista à SIC o secretário-geral do PS confirma que haverá acordos separados com um com cada partido envolvido (Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português e Verdes) e que esses acordos "terão como base o programa eleitoral do PS".

O secretário-geral do PS afirma que está fechada a parte programática do acordo com PCP, Bloco e "Os Verdes" e que no sábado apresentará na Comissão Nacional a proposta de programa de um Governo socialista. No domingo será a vez do Comité Central do Partido Comunista avaliar o acordo.

Sobre as divergências entre os vários partidos, António Costa diz que ao PS "compete assegurar que o conjunto de medidas propostas pelo PCP e que nós aceitamos integrar no programa de governo são coerentes com as propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda, pelo PEV, pelas nossas próprias propostas e que o conjunto do nosso programa de Governo nos permitirá cumprir as metas orçamentais que nos propusemos.

António Costa assumiu esta posição em entrevista à SIC, dizendo que a parte "mais difícil", a parte programática do acordo, está cumprida.

O líder socialista adiantou que apresentará na Comissão Nacional do PS, no sábado, uma proposta de programa de Governo do seu partido, incluindo já "as alterações resultantes nas negociações" desenvolvidas com as outras forças da esquerda parlamentar.

TSF com Lusa – foto Manuel de Almeida / Lusa

Leia mais em TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana