segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

INFLAÇÃO SOBE EM NOVEMBRO EM MOÇAMBIQUE



Moçambique registou uma inflação de 1,83% em novembro, o terceiro valor mais alto de 2015, que regista uma subida de preços acumulada de 5,53%, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O aumento do preço das tarifas de eletricidade, anunciadas no mês passado, pressionou a subida da inflação em novembro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor do INE, medido nas três principais cidades do país (Maputo, Beira e Nampula) e hoje divulgado.

"Desagregando a inflação mensal por produto, nota-se que o aumento do preço do tomate [13,9%], do consumo de eletricidade [7%], do peixe fresco, do arroz entre outros teve maior impacto no comportamento do nível geral dos preços, tendo contribuído com 0,94 pontos percentuais positivos", justificou Perpétua Michangula, chefe do Departamento de Preços e Conjuntura do INE, citada pela Agência de Informação de Moçambique.

Novembro, de acordo com o INE, registou a terceira maior inflação do ano, atrás de outubro, com 2,1%, e janeiro, com 1,84 por cento.

Estes meses representam por sua vez os valores mais elevados dos últimos três anos, disse Perpétua Michangula, assumindo que "a maior parte dos produtos está a subir".

A inflação acumulada desde o início do ano é de 5,53% até novembro, bastante acima dos 2,95% e 1,21% registados no mesmo período em 2013 e 2014 respetivamente.

Apesar da tradicional subida de preços na aproximação às festas de natal, a economia moçambicana enfrenta uma série de ameaças, com uma forte desvalorização do metical face ao dólar e escassez de divisas, com impacto na inflação.

HB // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana