terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Portugal. CHAFARICA DOS VIGARISTAS PRODUZ ILEGALIDADES NAS SUBCONCESSÕES



Transportes: Há ilegalidades nas subconcessões, diz análise do Governo

Em causa estão conclusões de um documento do ministério do Ambiente

As subconcessões de transportes públicos foram um dos dossiers que esteve nas mãos de Sérgio Monteiro, o secretário de Estado dos Transportes que esteve ligado à maior parte das privatizações durante o governo de Passos Coelho. O novo Governo acredita, porém, que há contratos a rever e boas razões para o fazer.

Conta o Jornal de Negócios que as primeiras conclusões de uma análise a este processo, a cargo da tutela do Ambiente, aponta para ilegalidades. Uma delas dirá respeito `*as regras de subconcessão.

Apenas um terço de uma rede de um operador interno poderia ser subconcessionado. Os contratos assinados pelo anterior executivo implicam a transição de 100% dos serviços, por via da subconcessão, para mãos privadas.

Em termos ambientais, as preocupações dizem respeito à possível falha de compromissos em relação aos critérios de desempenho ambiental no serviço público. Em causa está a possibilidade de a renovação de frota ser feita recorrendo a veículos usados.

Entre os argumentos que poderão servir de base jurídica para a reversão de contratos de subconcessões inclui-se ainda a estimativa de risco favorável dos privados, além das falsas expectativas criadas em torno da redução de custo, escreve a mesma publicação. 

Notícias ao Minuto – Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana