sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Portugal. FURACÃO ALEX ESTÁ A CHEGAR AOS AÇORES




Furacão Alex a 80 quilómetros da ilha Terceira

Há "uma elevada probabilidade de sofrer o impacto direto do furacão"

O furacão 'Alex' estava às 11:00 dos Açores (mais uma hora em Lisboa) a 80 quilómetros a sul da Terceira, ilha que tem "uma elevada probabilidade de sofrer o impacto direto do furacão".

Segundo o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), às 11:00 "o furacão estava a 80 quilómetros a su-sueste da Terceira, deslocando-se para norte, a cerca de 39 quilómetros/hora".

"Isto significa na próxima hora, no máximo duas horas, um aumento significativo do vento, em especial na ilha Terceira, que tem uma elevada probabilidade de sofrer o impacto direto do furacão", explicou o responsável.

Carlos Ramalho adiantou que nesta ilha do grupo central "é expectável que o vento médio sopre de 100 a 120 quilómetros/hora [km/h] e a rajada seja de 150 a 170 kms/hora".

O meteorologista referiu que "o olho do furacão poderá passar pela Terceira cerca das 13:00, sendo que durante a sua passagem pode haver melhoria temporária do tempo, mas depois agrava novamente".

O grupo central compreende ainda as ilhas de São Jorge, Faial, Pico e Graciosa.

"Quando ao grupo oriental [ilhas de Santa Maria e São Miguel], o vento médio já atingiu os 72 kms/hora, o equivalente a uma tempestade tropical, e as rajadas foram na ordem dos 100 kms/hora", esclareceu.

O furacão 'Alex' é o primeiro fenómeno meteorológico desta natureza a acontecer no mês de janeiro em quase 80 anos, de acordo com meteorologistas norte-americanos, motivando a emissão de avisos vermelhos para vento, agitação marítima e chuva para os dois grupos, que vigoram até ao início da tarde.

O aviso vermelho é o mais grave numa escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana