quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Angola – Julgamento 15+2. Activistas solicitam autorização para concluir estudos



Defesa deu entrada nos requerimentos há cerca de duas semanas, mas não obteve resposta.

Pelo menos quatro dos 15 activistas detidos em regime de prisão domiciliária desde Dezembro solicitaram ao Tribunal de Luanda, em Benfica, autorização para deslocações às universidades onde estudavam no acto da detenção, em Junho passado, com o objectivo de efectuar confirmações de matrícula, actualizações de bolsas de estudo e provas em regime de exames extraordinários.

De acordo com informação chegada ao Rede Angola, os advogados do grupo deram entrada nos requerimentos há cerca de duas semanas, mas até ao momento não obtiveram resposta.

Segundo a nota, o activista Hitler Jessia Chiconda “Samussuku” perdeu o período de confirmação de matrícula na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto por estar à espera que o Serviço de Investigação Criminal (SIC) entregue o seu cartão de estudante e bilhete de identidade.

Já Arante Kivuvu, estudante do primeiro ano da Faculdade de Filosofia da UAN, precisa actualizar a bolsa de estudo e teme que fique mais um ano sem estudar.

Ainda segundo a fonte, o estudante do curso de Ciências Políticas, Benedito Jeremias, tem esperança de conseguir realizar os exames extraordinários do quarto ano, último do curso.

Por sua vez, o jornalista Sedrick de Carvalho também aguarda pela autorização do tribunal para se deslocar à universidade Jean Piaget, onde frequentava o último ano do curso de Direito até ao momento da sua detenção.

“Foi endereçado ao tribunal um requerimento a solicitar autorização para ir à instituição académica localizada em Viana-Capalanca, mesmo município onde reside, com objectivo de realizar os exames extraordinários que iniciam segunda feira, dia 15 de Fevereiro”, diz o comunicado, reforçando que o jovem tem estudado “com ajuda dos colegas”, na esperança de que a autorização para concluir os exames chegue a tempo.

Ainda de acordo com a nota enviada ao RA, estão pendentes as autorizações do tribunal para devolução dos documentos (cartões multicaixa, bilhetes, passes de serviços, entre outros), computadores, livros, telefones, roupas, calçados e dinheiro apreendidos no acto das detenções.

Os acusados pelo Ministério Público de “actos preparatórios para prática de rebelião e atentado contra o Presidente da República”, e que estão a ser julgados desde 16 de Novembro são: Domingos da Cruz, Afonso Matias “Mbanza Hamza”, José Gomes Hata, Hitler Jessia Chiconda “Samussuku”, Inocêncio Brito, Sedrick de Carvalho, Luaty Beirão, Fernando Tomás Nicola, Nelson Dibango, Arante Kivuvu, Nuno Álvaro Dala, Benedito Jeremias, Osvaldo Caholo, Manuel Baptista Chivonde Nito Alves e Albano Evaristo Bingo.

Além dos 15 detidos, também Laurinda Gouveia e Rosa Conde estão a ser julgadas no mesmo processo, embora aguardem julgamento em liberdade.

Rede Angola – Foto: Ampe Rogério

Sem comentários:

Mais lidas da semana