TVs
espiãs. Reconhecimento facial de multidões. Mapeamento completo de
atitudes. Como a “internet das coisas” e o “big data” contram e
amedrontam as sociedades
Ignacio
Ramonet – Outras Palavras - Tradução: Vinícius Gomes Melo
Em
nossa vida cotidiana deixamos, constantemente, rastros que entregam nossa
identidade, mostram nossos relacionamentos, reconstroem nossos deslocamentos,
identificam nossas ideais, revelam nossos gostos, nossas escolhas e nossas
paixões – incluindo as mais secretas. Por todo o globo, múltiplas redes de
controle maciço não param de nos vigiar. Em todas as partes, alguém nos observa
através de fechaduras digitais. O desenvolvimento da internet das
coisas e a proliferação de objetos conectados (1) multiplicam a quantidade de
todo o tipo de dedos-duros que nos rodeiam. Nos Estados Unidos, por
exemplo, a empresa eletrônica Vizio, sediada em Irvine (California), fabricante
de televisões inteligentes conectadas a internet, revelou recentemente que seus aparelhos espionavam seus
usuários através de dispositivos tecnológicos incorporados aos produtos.
Essas
TVs gravam tudo o que seus espectadores consomem em matéria de programas
audiovisuais: os programas em canais a cabo, o que é assistido em DVD, os
pacotes de acesso a internet ou até mesmo os games… Dessa maneira, a Vizio pode
saber tudo sobre o que seus clientes preferem em matéria de lazer audiovisual.
E, consequentemente, pode vender essas informações a empresas publicitárias
que, por meio da análise dos dados recolhidos, conhecerão com precisão os
gostos de seus usuários e estarão em melhor posição para tê-los sob suas miras
(2).
Por
si só, essa não é uma estratégia diferente daquela que, por exemplo, o Facebook
e o Google utilizam frequentemente para conhecer seus internautas e oferecer
uma publicidade ajustada aos seus supostos gostos. Recordemos que, em 1984 de
George Orwell, os televisores – obrigatórios em cada residência – “viam”, em
suas telas, o que as pessoas faziam. (“Agora podemos vê-los!”). E a questão
obrigatória hoje, diante da existência de aparelhos como os da Vizio, é saber
se estamos dispostos a aceitar que nossa televisão nos espione.
A
julgar pela denúncia apresentada, em agosto de 2015, pelo deputado
californiano Mike Gatto contra a sul-coreana Samsung, parece que não.
A empresa foi acusada de também equipar seus novos televisores com um microfone
oculto, capaz de gravar as conversas dos telespectadores, sem que estes
soubessem, e de transmiti-las a terceiros (3)… Mike Gatto, que preside a
Comissão de Proteção ao Consumidor e da Privacidade na Câmara Estadual,
apresentou um proposta de lei proibindo que televisões espionassem as pessoas.
De
maneira contrária, Jim Dempsey, diretor do centro de Direito e Tecnologias, na
Universidade da California, acredita que os televisores-espiões irão
proliferar: “A tecnologia permitirá analisar os comportamentos das pessoas. E
isso não será interessante apenas para os publicitários. Também permitirá
avaliações psicológicas ou culturais, que, por exemplo, interessarão também às
companhias de seguro”. Sobretudo, se se considera que as
empresas de recursos humanos e de trabalhos temporários já utilizam sistemas de
análise de voz para estabelecer um diagnóstico psicológico imediato das
pessoas que lhes telefonam em busca de emprego…
Espalhados
por todas as partes, os detectores de nossas ações e atitudes abundam o nosso
entorno. Sensores registram a velocidade de nossos movimentos ou de nossos
itinerários; tecnologias de reconhecimento facial memorizam o formato de nossos
rostos e criam, sem que saibamos, bases de dados biométricos de cada um de nós…
Isso sem falar dos novos de chips de identificação por radiofrequência (RFID,
sigla em inglês) (4), que, automaticamente, descobrem nosso perfil de consumo,
assim como fazem os “cartões de fidelidade” que a maioria dos grandes
supermercados e grandes marcas oferecem de maneira generosa.
Já
não estamos sozinhos frente ao nosso computador. Quem, a essa altura, duvida
que estão examinando e filtrando nossas mensagens eletrônicas,nossas pesquisas
de internet, nossas conversações nas redes sociais? Cada clique, cada
telefonema, cada compra no cartão de crédito e cada navegação na internet,
fornecem excelentes informações sobre cada um de nós, que são entregues e
analisadas por um império operando nas sombras a serviço de corporações
comerciais, empresas publicitárias, entidades financeiras, partidos políticos
ou autoridades governamentais
.
O
necessário equilíbrio entre liberdade e segurança corre, portanto, o perigo de
se romper. No filme 1984, baseado na obra de Orwell e dirigido por Michael
Radford, o presidente supremo, chamado Big Brother, definia assim sua doutrina:
“A guerra não tem por objetivo ser vencida, seu objetivo é continuar”, e: “A
guerra é feita pelos mandatários contra seus próprios cidadãos, e tem, por
objetivo, manter intacta a estrutura dessa mesma sociedade” (5). Dois princípios
que, estranhamente, são a ordem do dia em nossas sociedades contemporâneas. Com
o pretexto de proteger toda a sociedade, as autoridades enxergam em cada
cidadão um potencial infrator. A guerra permanente (e necessária) contra o
terrorismo lhes proporciona o álibi moral perfeito e favorece a construção de
um impressionante arsenal de leis para estabelecer o controle social total.
Além
disso, deve-se levar em conta que crises econômicas inflam o descontentamento
social; que, aqui ou ali, podem tomar a forma de revoltas entre cidadãos,
levantes de camponeses ou rebeliões nas cidades. Mais sofisticadas que os
cassetetes e os jatos de água das forças de segurança, as novas armas de
vigilância permitem identificar melhor seus líderes e tirá-los de cena
antecipadamente.
As
autoridades nos dizem: “Haverá menos privacidade e menos respeito pela
vida particular, mas haverá mais segurança”. Mas em nome desse imperativo
instala-se, de maneira furtiva, um regime de segurança que podemos classificar
como “sociedade de controle”. Em seu livro “Vigiar e Punir”, o filósofo Michel
Foucault explica como o “Panótico” (“o olho que tudo vê”) (6) é um dispositivo
arquitetônico que cria uma “sensação de onisciência invisível” e permite que os
guardas vigiem sem serem vistos dentro da prisão. Atualmente, o princípio do
“panótico” é aplicado a toda sociedade.
Na
prisão, os detidos expostos permanentemente à mirada oculta dos
“vigilantes”, vivem com o temor de serem flagrados cometendo alguma falta. Isso
os leva a se autodisciplinarem… Podemos deduzir que o princípio
organizador de uma sociedade disciplinária é o seguinte: estabelecendo-se uma
vigilância ininterrupta, as pessoas acabam por modificar seus comportamentos.
Como afirma Glenn Greenwald, “as experiências históricas demonstram que a
simples existência de um sistema de vigilância em grande escala, seja qual for
a maneira pela qual é utilizada, é o suficiente para reprimir dissidentes. Uma
sociedade consciente de estar permanentemente vigiada torna-se, por
consequência, mais dócil e amedrontada”. (7)
Hoje
em dia, o sistema panótico foi reforçado com uma particular novidade em relação
às sociedades de controle anteriores, que confinavam as pessoas consideradas
antissociais, marginais, rebeldes ou inimigas em lugares de privação fechada:
prisões, reformatórios, manicômios, asilos, campos de concentração, etc. Nossas
sociedades de controle modernas oferecem uma aparente liberdade a
todos os suspeitos (ou seja, a todos cidadãos),enquanto os mantêm sob
permanente vigilância eletrônica. A contenção digital sucedeu a contenção
física.
Às
vezes, essa vigilância constante também acontece com a ajuda dededos-duros tecnológicos
que adquirimos “livremente”: computadores, telefones celulares, tablets,
bilhetes eletrônicos para transportes públicos, cartões de crédito
inteligentes, cartões de fidelidade, aparelhos GPS, etc. Por exemplo, o portal
Yahoo!, que cerca de 800 milhões de pessoasconsultam regular e
constantemente, captura uma média de 2.500 rotinas de cada um de seus usuários
por mês.
Já o
Google, cujo número de usuários é maior que 1 bilhão, dispõe de um
impressionante número de sensores para espionar o comportamento de cada usuário
(8): o buscador Google Search, por exemplo, permite saber onde o internauta se
encontra, o que ele busca e em que momento. O navegador Google Chrome, um mega-dedo-duro,
envia diretamente para a Alphabet (a empresa matriz do Google) tudo o que o
usuário faz quando navega na internet. O Google Analytics elabora estatísticas
muito precisas sobre a navegação dos usuários na rede. O Google Plus
recolhe informações complementárias e as mescla. O Gmail analisa a
correspondência trocada – o que revela muito sobre o remetente e seus contatos.
O serviço DNS (Sistema de Nome de Domínio) do Google analisa os sites visitados.
O YouTube, o serviço de vídeos mais visitados do mundo, que também pertence a
Google – e portanto, à Alphabet – registra tudo o que fazemos em
seu interior. O Google Maps identifica o lugar em que nos encontramos, para
onde vamos, quando e por qual itinerário… AdWords sabe o que queremos vender ou
promover.
E
desde o momento em que ligamos um smartphone que opera com Android, o Google
sabe imediatamente onde estamos e o que estamos fazendo. Ninguém nos obriga a
utilizar o Google, mas quando o fazemos, eles sabem tudo sobre nós. E, segundo
Julian Assange, imediatamente informa as autoridades dos Estados Unidos….
Em
outras ocasiões, os que espionam e rastreiam nossos movimentos são sistemas
dissimulados ou camuflados, semelhantes aos radares nas avenidas, os drones ou
as câmeras de vigilância (também chamadas de “videoproteção”). Esse tipo de
câmera tem se proliferado tanto que, por exemplo, no Reino Unido – onde existem
mais de 4 milhões dela, uma para 15 habitantes – um pedestre pode ser filmado
em Londres até 300 vezes ao dia. E as câmeras de última geração, com a Gigapan,
de altíssima definição (mais de um bilhão de pixels) permitem obter, com apenas
uma fotografia e através de um poderoso zoom que entra na própria fotografia –
a ficha biométrica do rosto de cada uma das milhares de pessoas presentes em um
estádio, um comício ou uma manifestação política. (9)
Apesar
de existirem sérios estudos, que já demonstraram a fraca eficiência da
videovigilância (10) em matéria de segurança, esta técnica segue
sendo ratificada pelos grandes meios de comunicação. Uma parte da
opinião pública acaba por aceitar a restrição de suas próprias liberdades:
63% dos franceses declaram estar dispostos a uma “limitação das liberdades
individuais na internet, por conta da luta contra o terrorismo”. (11).
O
que demonstra haver, ainda, muita margem de submissão a ser explorada pelos que
nos vigiam….
–----------------
(1)
A expressão “objetos conectados” refere-se àqueles cuja missão principal não é
apenas a de ser periféricos informáticos ou interfaces de acesso à web, mas
agregar, graças a uma conexão com a internet, valor adicional em termos de
funcionalidade, informação, interação com o entorno ou de uso (Fonte: Dictionnaire
du Web)
(2) El
País, 2015
(3)
A partir de então, a Samsung anunciou que mudaria sua política, e assegurou que
o sistema de gravação instalado em seus televisores só seria ativado quando o
usuário apertasse o botão de gravação
(4)
Que já são parte de muitos dos produtos habituais de consumo, assim como os
documentos de idenbtidade.
(5)
Michael Radford, 1984
(6)
Inventado em 1791 pelo filósofo utilitarista inglês Jeremy Bentham.
(7)
Glenn Greenwald, Sem lugar para se esconder, Editora Sextante, 2014.
(8)
Ver “Google
et le comportement de l’utilisateur”, [“Google e o comportamento do
utilizador”], AxeNet.
(9)
Ver, por exemplo, a fotografia da
cerimônia da primeira posse do presidente Obama, em Washington, 20/1/2009.
(10)
“Assessing the impact of CCTV” [“Avaliando o impacto da CCTV”], o mais completo
dos informes dedicados ao tema, publicado em fevereiro de 2005 pelo ministério
do Interior britânico (Home Office), marca um ponto contra a
videovigilância. Segundo este estudo, a debilidade do dispositivo deve-se a
três elementos: a execução técnica, a ambição extrema dos objetivos pretendidos
e o fator humano. Ver Noé Le Blanc, “Sous l’oeil myope des caméras”, Le
Monde Diplomatique, Paris, setembro de 2008.
(11) Le
Canard enchaîné, Paris, 15/4/2015
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