quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

PM de Cabo Verde contra alterações constitucionais para manutenção de poder



O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, criticou em São Tomé os regimes que alteram a Constituição para "favorecer interesses de partidos políticos ou presidentes no poder".

"A Constituição deve transformar-se numa cultura, num dado adquirido e não se deve, de nenhuma forma, subverter a regra do jogo após as eleições", defendeu o primeiro-ministro de Cabo Verde, que está a efetuar uma visita de trabalho de quatro dias a São Tomé e Príncipe.

As declarações de José Maria Neves foram proferidas, terça-feira à noite, numa palestra na capital são-tomense sobre Democracia.

Em declarações aos jornalistas, o chefe do Governo cabo-verdiano disse "ter algumas reservas" e não concordar com "mudanças das regras de jogo" durante os mandatos dos agentes políticos.

"A Constituição é a principal base de consenso que garante a legitimidade do exercício do poder e portanto não se deve mexer nesse consenso após as eleições", acrescentou.

José Maria Neves, que iniciou no domingo uma visita de trabalho de quatro dias a São Tomé e Príncipe reuniu-se já com o seu homólogo são-tomense, Patrice Trovoada, foi recebido pelo presidente da Assembleia Nacional e visitou empresas e unidades de produção agrícola.

Teve ainda vários encontros com as comunidades cabo-verdianas da Ponta Figo e Agostinho Neto, ambas na região norte do arquipélago e deslocou-se hoje à ilha do Príncipe onde permanecerá 24 horas e manterá encontros as autoridades locais.

O regresso a Cabo Verde está marcado para quinta-feira, depois de ser recebido pelo Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa.

MYB // EL – Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana