quinta-feira, 3 de março de 2016

Portugal. GOVERNO DE COSTA DÁ BOFETÃO COM LUVA ROSA A CAVACO SILVA



Soi dizer-se bofetada com luva branca mas o termo hoje ficará mais condicente com luva rosa (PS) e a bofetada, pelo seu simbolismo e mostra democrática. É um verdadeiro bofetão. Quem o levou foi Cavaco Silva, ainda PR por mais cinco dias e pouco, quase seis.

Costa convidou Cavaco a presidir ao Conselho de Ministros. Upa lá-lá! O inquilino desastroso de Belém, mais parecido com um rei nu e infecto, levou o bofetão e amochou, fazendo de conta que não era nada com o Cavaco arrogante, mesquinho, casmurro, ressabiado, saudoso de fazer imperar uma direita à moda salazar-cavaquista, lá foi presidir e arrecadar uma lição de democracia e de saúde relacional entre poderes institucionais. Toma que já levaste. Embrulha e manda para o teu casarão chiquérrimo na Aldeia da Coelha. O tal que tinha enganos e endrominados avulso na questão da sisa e sabe-se lá o que mais. Rabos de palha à Cavaco. Como aquele das aplicações oferecidas pelo amigo vígaro do BPN, Oliveira Costa. E Dias Loureiro? Hem? Quem foi que mandou parar com o processo na justiça? Fica para a história que se há-de saber quase tim-tim por tim-tim.

E agora a notícia do bofetão. Ora aprende que afinal de sã convivência, transparência e democracia nada sabes, ó morcão – como dizem as gentes no saudável norte de Portugal.

Redção PG / CT

Prestes a deixar Presidência, Cavaco preside a Conselho de Ministros

Com alguns minutos de atraso, o Presidente da República chegou hoje ao Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, para presidir à reunião do Conselho de Ministros, um dos últimos atos públicos que terá enquanto chefe de Estado.

Quando o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, saiu do carro para cumprimentar o primeiro-ministro, já todos os ministros de António Costa estavam alinhados a alguns metros de distância.

Um a um, foram cumprimentados pelo chefe de Estado, que depois tirou uma foto com todo o elenco governativo.

Além dos ministros, estão também presentes neste Conselho de Ministros especial a secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Miguel Prata Roque, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, e o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

A seguir à fotografia, ministros e secretários de Estado dirigiram-se para o interior do edifício, deixando Cavaco Silva e António Costa alguns minutos a sós, tempo que aproveitaram para ver o mar e trocar algumas palavras.

Esta é a primeira vez desde que chegou à Presidência da República que Cavaco Silva irá presidir à reunião do Conselho de Ministros, a convite do primeiro-ministro.

O mar, uma das questões mais 'acarinhadas' por Cavaco Silva na Presidência da República, será o tema exclusivo desta reunião, estando prevista a aprovação de alguns diplomas.

No final da reunião, o Presidente da República e o primeiro-ministro farão uma declaração à comunicação social.

De acordo com o artigo 133 da Constituição, faz parte das competências do Presidente da República "presidir ao Conselho de Ministros, quando o primeiro-ministro lho solicitar", sendo esta a primeira vez que tal acontece nos mandatos de Cavaco Silva.

Este será um dos últimos atos públicos de Cavaco Silva, que termina o seu mandato a 09 de março, com a posse do futuro chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana