quinta-feira, 24 de março de 2016

São Tomé e Príncipe registou aumento de casos de tuberculose em 2015



São Tomé e Príncipe registou em 2015 mais casos de tuiberculose do que em 2014, anunciou hoje em São Tomé fonte sanitária, por ocasião da celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose.

Em 2014 foram referenciados 158 casos e no ano passado as autoridades sanitárias são-tomenses registaram 178.
Os dados foram avançados pelo coordenador do projeto nacional de Luta contra a Tuberculose, Gilberto Frota, que considera a possibilidade de aumento de casos face à introdução de novos equipamentos para deteção de casos da doença no país.

"É lógico que o número de casos aumente, tendo em conta os investimentos feitos recentemente a nível dos serviços de saúde para a descoberta e tratamento da tuberculose. Há uma maior intervenção no terreno e claro que há também maior capacidade de detetarmos novos casos", explicou Gilberto Frota.

O Governo são-tomense assinou no início deste ano com o Fundo Global uma nova subvenção de pouco mais de 5 milhões de dólares (4,4 milhões de euros) destinados à luta contra a tuberculose e para a erradicação do paludismo no país.

Nesse sentido foram adquiridas viaturas e equipamentos novos e modernos que permitem aos agentes sanitários deslocarem-se às comunidades para confirmação das doenças.

Segundo as autoridades do arquipélago, existem casos de tuberculoses nas comunidades, particularmente nas zonas rurais, em que os serviços sanitários não chegavam e as pessoas infetadas não recorriam às unidades sanitárias.

"Agora temos maior capacidade de intervenção e consequentemente maiores condições para detetar novos casos no terreno", sublinhou Gilberto Frota, que admite a existência de "alguns casos" de tuberculose resistente a tratamento.

"Todos os casos de tuberculose têm sido tratados, embora com algumas dificuldades em alguns aspetos quando existem resistência a fármacos e nesses casos enviamos as amostras para o centro de diagnóstico dos Camarões", explicou.

Os dados referentes a este ano não foram ainda divulgados.

MYB // EL - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana