segunda-feira, 12 de junho de 2017

Angola | VICE-PRESIDENTE | MANUEL VICENTE SABERÁ DIA 21 SE SERÁ JULGADO



O despacho que vai decidir se os arguidos da ‘Operação Fizz’ vão a julgamento foi hoje marcado para dia 21 de Junho pela juíza de instrução Ana Cristina Carvalho. Nesse dia se saberá, presume-se, se Manuel Vicente, vice-presidente de Angola, e Orlando Figueira serão julgados.

No final do debate instrutório, que decorreu no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, o Ministério Público pediu que fossem a julgamento todos os arguidos, incluindo o vice-Presidente angolano, Manuel Vicente, e o procurador Orlando Figueira.

O Ministério Público pediu que fossem pronunciados pelos factos constantes na acusação, tendo os advogados de defesa arguido a nulidade pelo facto de o vice-Presidente de Angola não ter sido notificado da acusação.

A ‘Operação Fizz’ investigou o recebimento de contrapartidas por parte do magistrado do MP Orlando Figueira, suspeito de favorecer interesses de terceiros, em dois processos.

Orlando Figueira está acusado de corrupção passiva, branqueamento de capitais (em co-autoria com os outros três arguidos), violação de segredo de justiça e falsificação de documento (em co-autoria com os restantes arguidos).

O vice-Presidente Angolano, à data dos factos presidente da petrolífera Sonangol, é acusado de corrupção activa (em co-autoria com os arguidos Paulo Blanco e Armindo Pires), de branqueamento de capitais.

Folha 8 | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana