segunda-feira, 15 de maio de 2017

PÔ, ISABEL, ASSIM TAMBÉM NÃO


Raul Diniz, opinião

A Isabel dos Santos ainda não se apercebeu da figuraça que passou, quando pretendeu pretensamente acusar os angolanos de criarem confusão apenas por se referirem a uma hipotética morte do sacerdote supremo da corrupção seu pai.

A idiossincrasia dedutiva da Isabel é destrutivamente perversa, ela sofre da obsessiva mania da perseguição adotada na convivência que tem com seu progenitor. A isabel não difere em nada do modo como seu pai vê e trata os angolanos, ela é de facto a eficaz versão vazia do seu próprio pai.

Porém, a pergunta que não quer calar é, se não existe no MPLA alguém com coragem suficiente que cale a matraca afiada dessa mulherzinha atrevida?

Senhores donos da nossa Angola, até quando vamos continuar a engolir sapos? Vão mesmo continuar todos acobardados com medo de perder as repetitivas benesses de sempre? Até quando a desfaçatez dessa rapariga aluada vai manter-se?

Por outro lado, se a Isabel dos Ovos Santos ainda não percebeu, eu explico a maneira mais fácil de ela entender que a morte não é o mal pior para os que adoram a Deus vivo e verdadeiro não humano, não adoram nem idolatram ditadores nem filhos de ditadores, e muito menos fazem de mamom o seu deus.

Acredite Isabel, a maioria absoluta dos angolanos tem José Eduardo dos Santos como defunto faz tempo. E por habito, o angolano não gosta nem nunca se predispõe em dar chutes e/ou pontapés em cachorro morto.

Teimosamente a filha do ditador pensa que nós povo humilde brincamos de ser e/ou não ser angolanos, mas ao contrario do que ela pensa, nós não aceitamos esse tipo de brincadeira, quer dizer que não brincamos com a nossa angolanidade expressa, porque só temos essa terra dilacerado como país.

Angola | A FALTA DE ARGUMENTOS POLÍTICOS


Víctor Carvalho | Jornal de Angola | editorial

Os mais recentes desenvolvimentos no panorama político nacional têm acentuado aquilo que já parecia ser o denominador comum que marcará os tempos que antecedem a realização das eleições de 23 de Agosto e, porventura, aqueles que imediatamente se lhes irão seguir.

De um lado os partidos políticos que, com a coragem política que resulta das suas convicções e da força da sua organização, estão verdadeiramente empenhados na prática democrática de tentar fazer passar a sua mensagem com o objectivo de aglutinar o maior número de votantes e, do outro, os que parecendo estar antecipadamente derrotados, sem contudo quererem assumir as suas incapacidades, tudo tentam para antecipadamente explicar as “razões” do seu anunciado fracasso. 

Recuando no tempo, é bom lembrar que há sensivelmente um ano os principais partidos da pouco apelativa oposição apostavam dobrado contra singelo em como  não haveriam eleições em 2017. Os argumentos então avançados para esta premonição tinham como ponto de partida a crise económica que, no seu entendimento, não “permitia” uma preparação logística à altura da importância do evento. 

Ultrapassada essa “dificuldade”, com a facilidade de quem nunca sequer tinha levantado a hipótese de ser interrompido o normal ciclo eleitoral, os argumentos da oposição passaram a centrar-se na forma e no conteúdo da lei que iria formatar todo o processo inerente ao pleito, havendo mesmo um episódio rocambolesco quando a oposição abandonou o Parlamento na precisa altura em que este votava uma proposta de alteração por si apresentada e que tinha tudo para ser então aprovada.

AS ELEIÇÕES ANGOLANAS, AS FRAUDES E O "EXÉRCITO" DE BATOTEIROS - Fernando Vumby


Fernando Vumby | opinião

TIPOS COMO ESTES NUM PAÍS COMO A ALEMANHA JÁ TERIAM SIDO AFASTADOS DOS SEUS CARGOS E DETIDOS!

José Eduardo dos Santos, Bornito de Sousa, João Maria Merino, Kopelipa, Zé Maria e outros alegados criminosos escondidos debaixo das pernas do MPLA, auto promovidos como governantes.

Aliás tipos vocacionados para a maldade e sem o mínimo de racionalidade nestes países raramente chegam longe e quando por qualquer desvio de conduta são acusados eles próprios é que colocam os seus lugares á disposição para facilitar as investigações.

Isto é o que deve fazer quem não tem nada a temer e não está agarrado ao poder como moscas presas numa ferida podre, só porque dá lucro e autorização para roubar e matar quem e quando quiser.

Vejamos bem que diferença tem os truques do MAT, PGR, CNE, Manuel Vicente, presidencia da republica e grande parte das instituições angolanas quando comparadas com os truques de bandos de marginais bem organizados e esquadrões da morte que atuam sob um mesmo e só comando ?

Se alguém ve diferença eu não vejo nenhuma , e não é por acaso que o MPLA ja é visto cá fora como o Partidos dos gangsters e o governo angolano como o mais corrupto que a história da humanidade já conheceu.

E é como dizia o outro que morram todos eles , pois enquanto estiverem vivos nunca haverá responsabilização criminal destes restos humanos que se calhar fariam melhor figura lá no inferno torrados junto do diabo, quem sabe?

Wannacry | “SERVIÇOS SECRETOS DOS EUA SÃO FONTE PRIMÁRIA DO VÍRUS” - Putin


Presidente da Rússia alertou que serviços secretos devem ter mais cuidado quando criam softwares que podem ser usados para mal

O presidente da Rússia Vladimir Putin disse esta segunda-feira que "a fonte primária" do vírus que atacou milhares de computadores em pelo menos 150 países "são os serviços secretos dos Estados Unidos". Putin disse ainda que os serviços de inteligência devemm ter cuidado quando criam softwares que podem depois ser usados para fins maliciosos.

"Quanto a estas ameaças, acredito que a Microsoft anunciou claramente que a fonte primária do vírus são os serviços secretos dos Estados Unidos", disse o presidente Putin, em Pequim, China, onde participa numa conferência. "Assim que são soltos da lâmpada, génios deste tipo, especialmente os criados pelos serviços de inteligência, podem prejudicar os seus criadores", continuou Putin, citado pela Reuters.

A Microsoft confirmou no domingo as notícias que já andavam a circular e que afirmavam que o vírus Wannacry tem como base uma ferramenta de espionagem criada pela Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA, na sigla inglesa). A ferramenta, chamada EternalBlue, foi roubada por piratas informáticos e disponibilizada na internet em abril.

França | KADIMA! EN MARCHE!


Thierry Meyssan

Depois de ter sucessivamente eleito para a presidência da República um agente da CIA e um empregado dos emires do Golfo, os franceses aceitaram ser vigarizados uma terceira vez, por um produto israelense. 

Eles acreditam ter afastado o espectro do fascismo ao votar por um candidato apoiado pela OTAN, pelos Rothschild, e por todas as empresas do CAC40 e pela imprensa unanimista.   Longe de perceber o seu erro, encontram-se ainda sob o efeito de hipnose e só deverão acordar após as eleições legislativas.

Desde o momento da sua vitória anunciada, o Presidente democraticamente eleito Emmanuel Macron instaura uma distância entre ele e o Povo. Recusando qualquer banho de multidão, ele percorre longamente, sozinho, a esplanada do Louvre onde os seus apoiantes se juntaram.

A equipe do presidente eleito, Emmanuel Macron, conseguiu colocar os franceses sob hipnose. Ela fez eleger a sua criação com dois terços dos sufrágios expressos; um homem jovem de 39 anos apenas, cujo partido foi criado na Internet, há não mais de um ano e que até agora jamais se havia apresentado a qualquer eleição.

Steele & Holt 

Essa “façanha” foi alcançada pela equipe de Steele & Holt, uma misteriosa empresa, cujo nome remete para a série de televisão Remington Steele , uma estória em que a directora de uma agência de detectives pede a um ladrão (Pierce Brosnan) que desempenhe o papel de seu chefe a fim de lhe servir de cobertura.

Não busquem o que se esconde por trás desta empresa. Não irão encontrar nada. Apenas que os seus dois principais clientes são a AXA e a família Rothschild. Que Emmanuel Macron havia trabalhado para os Rothschild todo o mundo sabe, mas que eles organizaram o seu Partido é um segredo bem guardado. Quanto à empresa seguradora AXA, ela é presidida por Henri La Croix quinto duque de Castries, além disso também presidente do think-tank da OTAN (o Grupo de Bilderberg), do Institut du Bosphore (o think-tank da Turquia ) e, em França, o Institut Montaigne (um think-tank de Direita).

Henry Kissinger tinha, aliás, convidado Macron para a reunião anual do Bilderberg, em 2014, junto com François Baroin e Christine Lagarde.

O Institut du Bosphore permitiu seleccionar e corromper diversas personalidades de Direita e de Esquerda que acabaram por dar apoio a Macron.

Foi nas instalações do Institut Montaigne que se realizaram as primeiras reuniões do novo partido, cuja sede social foi colocada no endereço pessoal do director do Instituto.

FRANÇA E FRANCESES EM MARCHA ACELERADA PARA A DIREITA. A ESQUERDA ESTÁ MORTA


França em marcha para a direita com a eleição de Emmanuel Macron, que  já tomou posse como Presidente da República. Hoje Macron nomeou primeiro-ministro Edouard Philippe, um homem da direita. 

Os sindicatos mostram o seu desagrado perante esta nomeação mas sabe-se que outra escolha não seria de esperar de Macron, também ele um homem da direita. Dirigentes sindicais declararam que agora temem que o nomeado primeiro-ministro se faça rodear de ministros radicalmente à direita. 

Parece que os sindicatos e os franceses em geral ainda não entenderam que a esquerda em França está morta, suicidou-se. A França e aos franceses está mostrado o caminho que escolheram e têm de trilhar, em marcha acelerada para a direita. Saudades da ocupação nazi?

Provavelmente é também o caminho que será ditado em repetição à UE, cada vez mais em marcha para a direita, se os europeus assim escolherem. Políticos para isso não faltam. Assistimos paulatinamente à ressurreição do nazi-fascismo na Europa, mascarado de neoliberalismo. Salve-se quem puder!

MM | PG

Edouard Philippe nomeado primeiro-ministro de França

Edouard Philippe foi nomeado o novo primeiro-ministro de França, avança o Le Monde.

O presidente francês Emmanuel Macron decidiu nomear Edouard Philippe para o cargo de primeiro minisitro. Com 46 anos, o deputado do partido Os Republicanos sucede assim a Bernard Cazneuve.

A composição do governo de Philippe deverá ser anunciada amanhã, terça-feira.

Édouard Philippe, autarca da cidade de Havre, é considerado um moderado próximo do ex-primeiro-ministro e candidato derrotado nas primárias da direita, Alain Juppé.

Notícias ao Minuto

NÃO À NATO, SIM À PAZ


André Levy | AbrilAbril | opinião

No dia 25 de Maio terá lugar a cimeira dos líderes da NATO, nas suas novas instalações em Bruxelas. A decisão de construção do novo edifício foi tomada em 1999, uma clara ilustração de como já então o objectivo da aliança militar era a expansão dos seus membros e o crescimento do seu poder e área de influência.

construção começou em 2010, esperando-se estar completa em 2015. O sistema de edifícios ocupa mais de 40 hectares, e irá hospedar cerca de quatro mil trabalhadores. Na véspera da cimeira, o projecto ainda não está concluído, e o seu custo final (1,3 mil milhões de euros) será quase o triplo do originalmente previsto.

A Cimeira contará com a presença do Presidente dos EUA, Donald Trump, durante a sua primeira viagem ao estrangeiro. Durante a campanha presidencial, Trump havia descrito a NATO como obsoleta, mas após o seu encontro com Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, em Washington DC, a meados de Abril, inverteu a sua posição:

«Queixei-me durante muito tempo sobre o que a NATO podia fazer para lutar contra o terrorismo. Eles mudaram e agora lutam contra o terrorismo. Eu disse que era obsoleta. Já não é obsoleta. (...) É minha esperança que a NATO assuma um papel crescente no apoio aos parceiros iraquianos na luta contra o ISIS. (...) Devemos também assegurar que os membros da NATO cumpram as suas obrigações financeiras e paguem o que devem. Muitos não o têm feito. O secretário-geral e eu concordamos que outras nações membros devem cumprir a sua responsabilidade de contribuir 2% do PIB para defesa [até 2024].»

Portugal | REBELO DE SOUSA DESTACA PAPEL DE CUNHAL E PCP NA DEMOCRACIA


O Presidente da República destacou hoje o papel de Álvaro Cunhal na democracia portuguesa e também do PCP, partido que considera apoiar o Governo PS como "um mal menor" e que "quando ajusta um acordo o cumpre de forma definitiva".

Numa aula-debate no Liceu Camões, em Lisboa, dedicada ao líder histórico comunista, o chefe de Estado percorreu os principais momentos da vida de Álvaro Cunhal, deixando alguns comentários sobre a situação política atual, em que o PCP suporta no parlamento, através de uma posição política conjunta, um Governo minoritário do PS.

"O PCP por vezes é prudente em termos de posições políticas. A minha experiência é que normalmente, quando ajusta um acordo, cumpre o acordo, de forma pontual, definitiva e sem angústias. Ou melhor, pode ter angústias mas cumpre", afirmou o Presidente da República, em resposta a uma pergunta de um professor sobre algum conservadorismo de posições dos comunistas, em matéria de costumes.

Considerando que o PCP está permanentemente a avaliar "a correlação de forças que existe na sociedade", e não apenas do seu eleitorado, Marcelo Rebelo de Sousa disse entender que os comunistas viabilizam atualmente o Governo socialista como "um mal menor".

"Mais vale este Governo com algumas conquistas e alguns passos ajustados com o PS do que um governo que seria mais neoliberal, com mais economia de mercado, maior peso das políticas do euro, é uma escolha nesta base", interpretou o Presidente da República.

Portugal | GANDA NOIA!


Rui Sá* | Jornal de Notícias | opinião

1. Confesso que algumas reações ao encerramento de balcões da Caixa Geral de Depósitos já não me surpreendem. Mas isso não impede que me continuem a indignar...

Falo, em particular, de deputados do PSD e do CDS (mas também do PS!) que escrevem perguntas ao Governo sobre a situação, que clamam contra este encerramento pelos "prejuízos" que vai causar a populações "desfavorecidas" e que não se inibem de participar em manifestações e protestos das populações. Mas esses são os mesmos deputados (ou, pelo menos, são deputados dos mesmos partidos) que, há muito pouco tempo, defenderam e implementaram (com base em critérios de "racionalidade" económica e técnica - número de partos, número de julgamentos, número de eleitores) o encerramento de maternidades e de tribunais e a fusão de centenas de freguesias. Dir-me-ão que não é a mesma coisa falar deste tipo de equipamentos ou de delegações da CGD. Concedo, embora a essência seja a mesma. Mas, para não chocar tanto algumas consciências mais sensíveis, utilizo outro exemplo: o dos CTT, que eram uma empresa pública e que encerrou diversos postos de atendimento, marcos de correio e mesmo estações por todo o país! Num processo que visou, em primeiro lugar, tornar ainda mais apetecível o negócio da privatização dos CTT. Que, curiosamente, hoje se oferecem para, nos locais onde são encerrados os balcões da CGD, as respetivas atividades poderem ser desempenhadas pelos balcões dos CTT (que, agora, até têm um banco com o mesmo nome...). Onde estavam, na altura, as senhoras e os senhores deputados do PSD e do CDS (e também do PS!)? A defender esse encerramento...

Portugal | COSTA-CENTENO CONTRARIAM NARRATIVA DE PASSOS E FAZEM “XEQUE-MATE”


ORA TOMA LÁ! PIB CRESCE 2,8%!

Crescimento faz-se sobretudo de exportações e de investimento. Ou seja, vai no caminho inverso ao que António Costa defendia e que assentava sobretudo no consumo. Mas a verdade é que a dupla Costa/Centeno teve a habilidade de mudar a agulha e prova que a geringonça-que-assustava-investidores, afinal, consegue pôr o país a crescer. Passos Coelho pode reclamar créditos passados, mas a sua margem política é cada vez mais reduzida. Costa faz “xeque-mate”, opina Bernardo Ferrão

Expresso | Título PG

Economia cresceu 2,8% no primeiro trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano passado. Comparando com o trimestre anterior cresceu 1%, segundo o Instituto Nacional de Estatística

Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,8% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, avançou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), na sua estimativa rápida sobre as contas nacionais portuguesas. Este valor compara com o aumento de 2% registado no último trimestre de 2016, também em termos homólogos.

"Esta aceleração resultou do maior contributo da procura externa líquida, que passou de negativo para positivo, refletindo a aceleração em volume mais acentuada das exportações de bens e serviços que a das importações de bens e serviços", avança o INE.

Ao mesmo tempo, "a procura interna manteve um contributo positivo elevado, embora inferior ao do trimestre precedente, verificando-se uma desaceleração do consumo privado e uma aceleração do investimento", diz o INE.

Já em relação ao quarto trimestre do ano passado (variação em cadeia), o PIB aumentou 1% em termos reais, aponta o INE. Este valor compara com uma variação em cadeia de 0,7% no quarto trimestre de 2016.

Em termos de variação em cadeia, o contributo da procura externa líquida passou de negativo para positivo, "observando-se um significativo aumento das exportações de bens e serviços", aponta o INE. Já o contributo da procura interna "diminuiu de forma expressiva devido, principalmente, ao comportamento do investimento, verificando-se um contributo negativo da variação de existências. O contributo da Formação Bruta de Capital Fixo foi positivo no primeiro trimestre, mas inferior ao observado no trimestre anterior".

O Instituto Nacional de Estatística não avança mais detalhes sobre o andamento da economia nacional no primeiro trimestre, dado que se trata da estimativa rápida. Esse detalhe será revelado no próximo destaque sobre as contas nacionais trimestrais, agendado para 31 de maio.

Sónia M. Lourenço | Expresso | Lusa

PORTUGAL ESTÁ NA MÓ DE CIMA E BRILHA!


Se é bom dia para uns para outros não é nem será. Para os azarados, os infelizes, resta dizer que melhores dias virão. Persistência é o que precisamos nas ondas de azar. Por aqui no Expresso Curto que temos a mania de trazer para o PG – com todo o respeito pela propriedade intelectual dos que ali são autores – falam em “Um país muito feliz”. Nicolau Santos, hoje autor daquele naco de prosa parece que assim considera. Sabemos a razão de assim considerar. Para já deve ser do Benfica, mas se não é pelo menos sabe que quase dois terços dos milhões de portugueses são benfiquistas e o restante terço é simpatizante. Exceptuamos aqui, pela evidência, que nem Pinto da Costa, nem Bruno de Carvalho são benfiquistas ou somente simpatizantes. Não, esses são antagónicos e devem estar a roer já os coutos dos pulsos porque unhas, dedos e mãos já foram roídos. Vão passar a manetas que é por causa… do Benfica. Pau-pau. Toma e vai-te curar: tetracampeões, finalmente. Para o ano que vem há mais. Por isso, estimados antagonistas, não roam os braços, porque se não para o ano que vem, na próxima época, não têm o que roer – a não ser as unhas dos pés e por aí a cima… Adiante, que o vermelho é esperança.

E depois um Salvador chegou ao Festival de Eurovisão e venceu aquela coisa. Finalmente. O Costa deve ter ido fazer alguma bruxaria positiva na Índia ou coisa que o valha. Este país, Portugal, está a andar na estrada do sucesso. Bem, se calhar nem é uma questão de bruxaria positiva. Provavelmente, por durante quatro anos anteriores terem estado três mixordeiros nos poderes máximos – Portas, Passos e Cavaco – o país quase se afogou no negativismo tétrico, reacionário e esbulhador dos plebeus, em benefício dos amigos e gajos conhecidos por ladrões, banqueiros, grandes empresários (em alguns casos leia-se grandes ladrões) e etc. dessa escumalha exploradora, gananciosa e salafrária que nos trama a vida sistematicamente. E então tudo nos parecia negro naqueles quatro anos. Parecia e foi de uma negritude apavorante. Aliás, olhem para o semblante de Cavaco e percebem que ali e dali só pode vir desgraça. Felizmente que há “geringonça” e que Passos e Cavaco morreram politicamente. Quanto a Portas lá voltará daqui por uns tempos à liderança do CDS, quando a Cristas ou outros fizerem baixar as cotas de votos nas eleições. É cá um palpite. Basta de taró deste e de palha. Adiante.

E o papa Francisco veio cá, foi lá a Fátima. Santificou os visionários, uns putos plebeus que disseram que viam coisas em branco. Ainda bem que não eram cheques, mas sim, segundo dizem, uma senhora. Talvez. Pena que as largas dezenas do gentio que foi lá para ver se viam alguma coisa não viram patavina – a não ser o sol a rodopiar… Ora, ora, estavam mas é todos encandeados. Então não sabem, que é prejudicial olhar fixamente para o sol?!

Em toda esta mística o que vale é a espetacular crença e felicidade das pessoas. Para aí 660 mil que lá foram, a Fátima, para além dos milhões que estiveram lá em espírito. Admiração e respeito por todos vós. Bem o merecem. Este foi, é, até ver, um país feliz. Sim, senhores(as). Portugal está na mó de cima!

Este pedaço prosaico para fazer a abertura anterior ao Expresso Curto faz lembrar as conversas de comadres, daquelas muito mázinhas e estúpidas. Basta. Senhor Nicolau Santos, clarividente, tem a palavra.

MM | PG

Mais lidas da semana