quinta-feira, 27 de julho de 2017

PISTAS E TRAUMAS DO LONGO CHOQUE NEOLIBERAL – I



Martinho Júnior | Luanda  

Como feridas por soturar, as dramáticas pistas que comprovam a conspiração contra a humanidade, vão deixando suas marcas traumáticas na memória dos povos e em cada um de nós mesmos, combatentes que dão seu tributo modesto, com consciência crítica e capacidade investigativa, para que haja vida no Movimento de Libertação, para lá da nossa própria vida individual, na singularidade passageira que nos fez homens… - Martinho Júnior.

1- Longe já vão os tempos do exercício da administração republicana de Ronald Reagan (dois mandatos de 1981 a 1989) e no entanto, aquilo que ela iniciou no âmbito dos procedimentos típicos do capitalismo neoliberal, na sequência da implosão da URSS e do desaparecimento dos países socialistas do leste europeu, continua a fazer-se sentir, quer no âmbito do choque, quer no âmbito da terapia neoliberal.

No âmbito do choque neoliberal, o caos, o terrorismo e a desagregação de estados e nações, continua na ordem do dia no Médio Oriente como em África, na sequência das primeiras experiências registadas em África em 1992 (3 anos depois do fim do ultimo mandato de Ronald Reagan), de que o Ruanda, Angola e o Congo foram suas principais vítimas;

No âmbito da terapia neoliberal (recorde-se os programas que tiveram o rótulo “reaganomics”), entre os muitos exemplos que poderíamos citar, recorde-se que as iniciativas do quadro das parcerias publico-privadas foram pela primeira vez implementadas com Ronald Reagan.

Portugal | AS CORGAS… E OS ABUTRES



Rafael Barbosa* | Jornal de Notícias | opinião

Viçosa, Bica do Aceiro, Maroufeira, Marmeleiro, Barroqueiras, Alagoa, Ribeiro das Figueiras, Vale de Cabreiros, Cabeço do Carril... Por razões familiares, fui, um destes dias, confrontado com a leitura de um inventário onde constam uma série de terrenos outrora ocupados por oliveiras, vinhas, milheirais, figueiras, citrinos e pinheiros. Topónimos que me levaram de regresso aos anos 80 da adolescência e da passagem para a idade adulta, para aqueles longos e quentes verões passados em Domingos da Vinha, aldeia de um pequeno enclave alentejano que se adentra, a norte do Tejo, pelos territórios da Beira Baixa, ali ao lado de Mação.

Entre todos, o meu favorito era o das Corgas, a que se chegava passando pela Charneca e pelo seu caminho em terra bem batida, o único que permitia puxar pela mula, primeiro, e pelo burro, mais tarde, em curtas cavalgadas na carroça. Depois, virava-se à esquerda, entrando pela frescura, pelos cheiros, pelas cores e pelos sons que vinham do pinhal, para se terminar descendo a estreita e íngreme barreira, em direção ao vale, até dar, à entrada da horta, com a generosa nascente que nos matava a sede, a nós e a tudo o que brotava com força e abundância nos férteis terrenos das Corgas: os limões, as laranjas, as tangerinas, o milho, as vinhas, os tomates, as batatas, os feijões e o mais que já se me varreu da memória.

Memórias felizes, memórias infelizes. Porque naquele inventário de nomes, áreas. confrontações e pequenas descrições, feito pela minha mãe e pelo meu tio, o final é quase sempre igual e trágico: "Esta propriedade ardeu em agosto de 2003". Dois ou três anos depois do inferno de fogo, já sem avós, sem burro nem carroça, meti-me a pé pelo caminho que da aldeia sobe para a Charneca. Não cheguei muito longe. O fogo não deixara mais do que espetos negros de pau. Como diria o meu avô João Florindo, se então ainda fosse vivo, a terra ficou viúva. Já não tinha a noção da distância, não reconhecia os caminhos, não havia sons, o cheiro era sempre igual e a queimado, as colinas não eram as mesmas, os vales irreconhecíveis. Voltei para trás, angustiado, e nunca mais lá voltei.

Não foi agora, neste ano de 2017, que Portugal começou a ser destruído pelo fogo. A diferença é que este ano fomos sacudidos com a perda massiva de vidas humanas. Talvez nos sirva de lição. Ou talvez não. Sobretudo quando somos confrontados com o despudor com que um ex-jota, agora líder parlamentar, e quem sabe futuro líder do PSD, profere ultimatos revolvendo os cadáveres, como se fosse um abutre, na sua busca por despojos políticos.

*Editor-executivo

PSD DEVIA PEDIR DESCULPAS AO PS E AOS PORTUGUESES PELO COMPORTAMENTO INDIGNO



Está dada a resposta às declarações do PSD na AR, feitas por Abreu Amorim quando exigiu a apresentação de desculpas do PS ao PSD e aos portugueses.

Até parece que quem anda a procurar tirar aproveitamentos políticos da tragédia de Pedrógão Grande não é o PSD (o CDS menos).

Até parece que não foi Passos Coelho quem inventou suicídios - que felizmente não aconteceram. Até parece que não foi Passos e outros do PSD que batalharam em insinuações e declarações ferozes de que o governo estava a ocultar um maior número de vítimas mortais devido ao incêndio…

Se fossem gente de bem com arraiais assentes na política certamente não só ao PS (ao governo) deviam pedir desculpas, mas principalmente às gentes de Pedrógão Grande, aos familiares e amigos das vítimas que usaram em descarado e  vergonhoso aproveitamento político. Enfim, pedir desculpa aos portugueses pelo comportamento indigno que assumiram e parecem querer continuar a praticar. Isso, pedir desculpas, se tivessem realmente vergonha. Sentimento de que demonstram estarem desprovidos.

De certeza que não têm vergonha absolutamente nenhuma. E isso não parece, porque pelo demonstrado é facto. Tiveram a resposta, que saberá se continuar a ler.

MM | PG

Portugal | SALVEM O PPD/PSD!



Mário Motta, Lisboa

Comecemos preocupados. Ao que parece a espécie humana está condenada à extinção nos países ditos desenvolvidos… E os cientistas estão preocupados, como pode ver e ouvir na TSF: “A contagem de espermatozóides mostra um declínio de mais de 50% em menos de 40 anos. É uma diminuição perigosa afirmam os especialistas e não mostra sinais de abrandamento.”

Foi salientado que a preocupação é mais – ou totalmente – do mundo dito “desenvolvido” porque assim é o resultado das investigações cientificas. Ora veja se bate certo: “A equipa internacional de investigadores fez uma análise a mais de 180 estudos publicados ao longo de 38 anos, que incidem na contagem de espermatozóides em homens nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Nova Zelândia.” Pois é.

Se quer saber mais vá direto ao título, na TSF: Homens têm cada vez menos espermatozóides. Boa leitura. Preocupe-se. Estamos em vias de extinção.

Também em vias de implosão e expectável extinção está o PPD/PSD em Portugal. Passou de partido político com assento na Assembleia da República e nos poderes do Estado para um circo inaudito que retira a já abalada dignidade ao Parlamento.

PARTE DA ELITE BRASILEIRA NÃO QUER UM BRASIL INDEPENDENTE



Celso Amorim analisou a lamentável situação do Brasil de hoje no concerto das nações, numa recente entrevista disponível no youtube.

Léa Maria Aarão Reis | Carta Maior

Há poucas semanas o Embaixador Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores no governo do presidente Lula e titular da pasta da Defesa no período da presidente Dilma, foi categórico quando analisou a lamentável situação do Brasil de hoje no concerto das nações, numa recente entrevista disponível no youtube. "O mundo vê o Brasil com perplexidade. As pessoas lá fora nem entendem direito o que está se passando aqui, e também é muito difícil explicar toda essa confusão política, jurídica, judicial", disse ele,  acrescentando: "O Brasil caiu muito, de um modo geral, para quem espera dele um comportamento como  país", afirmou.

Há cerca de dez dias, o ex-Chanceler, hoje presidente do Conselho da Unitaid, organização que pretende facilitar o acesso das populações de países pobres aos medicamentos para malária, tuberculose, AIDS, entre outras ações (como quebra de patentes, por exemplo),* voltou a lamentar a situação do nosso país no jogo atual da política internacional embora até pouco tempo atrás ocupasse posição de destaque como nação de prestígio, com um governo legítimo.

Carta Maior conversou com Amorim durante uma manhã de sol, no seu apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro, entre uma e outra viagem desse carioca apaixonado por cinema e um dos protagonistas, idealizadores e executor das políticas externas brasileiras e independentes do nosso passado bem recente.

FRETILIN MAIS 1.135 VOTOS QUE CNRT | Tabulação nacional confirma vitória Fretilin - oficial



Díli, 27 jul (Lusa) - O processo de tabulação e verificação nacional das atas das contagens municipais nas legislativas de sábado em Timor-Leste confirmou a vitória da Fretilin, com a maioria dos cerca de 200 votos reclamados a irem para este partido.

"Está concluído 100%. Parabéns a todos", disse Alcino Baris, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE, quando, cerca das 18:30 horas locais terminou a tabulação.

Equipas da CNE realizaram durante os últimos dois dias um minucioso processo de verificação de cada uma das atas dos 843 centros de votação montados para as legislativas em Timor-Leste e na Austrália, Coreia do Sul, Portugal e Reino Unido.

Os resultados finais provisórios confirmam que a Fretilin obteve 168.480 votos (29,7% do total) o que lhe dá 23 lugares no Parlamento, tendo obtido mais 1.135 votos que o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) que obteve 167.345 votos (29,5% do total) e ficará com 22 deputados.


O Partido Libertação Popular (PLP) obteve 60.098 votos (10,6% do total), o que garante oito lugares no parlamento, o Partido Democrático (PC) obteve 55.608 votos (9,8% do total) e ficará com sete deputados e finalmente o Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO) obteve 36.547 votos (6,4% do total) ficando com cinco lugares.

MAU PERDER POR TIMOR | Taur Matan Ruak anuncia que não será deputado, PLP na oposição



Díli, 26 jul (Lusa) - Taur Matan Ruak, presidente do Partido Libertação Popular (PLP), terceira força mais votada nas legislativas timorenses de sábado, anunciou hoje que não será deputado no Parlamento Nacional onde o seu partido quer ser oposição.

"Vou deixar para os jovens. Vou estar mais a preparar o meu parido, a trabalhar no meu partido. Os jovens (podem ter voz) muito mais que eu. Vou trabalhar para o meu partido, o PLP e vou continuar a ser uma voz para aqueles sem voz no país", disse hoje depois de um encontro com o chefe de Estado timorense, Francisco Guterres Lu-Olo.

Matan Ruak, que se reuniu com o seu sucessor no cargo de Presidente da República durante cerca de 40 minutos, confirmou que o PLP "como partido pequeno, está mais vocacionado para a oposição".

Questionado pela Lusa sobre se aceitaria um convite para integrar um Governo de inclusão, Matan Ruak disse que, "preferencialmente" prefere "manter-se na oposição", com os oito deputados do PLP estarão no Parlamento Nacional comprometidos a fazer uma oposição "mais educada, mais racional, mais construtiva".

Ruak mostrou-se satisfeito pelos resultados conseguidos pelo PLP nas legislativas de sábado, especialmente porque "havia quem dissesse que não se ultrapassaria a barreira dos 4%" dos votos válidos, necessária para chegar ao parlamento.

"O facto de termos conseguido oito cadeiras já é bom. Naturalmente são os primeiros passos para preparar-nos para a batalha de 2022", explicou.

PREDADOR | Detido responsável por matança de elefantes e rinocerontes em Moçambique



As autoridades moçambicanas e tanzanianas detiveram o cabecilha de um grupo de caçadores furtivos responsável pela matança de elefantes e rinocerontes na Reserva Nacional do Niassa, norte de Moçambique, escreveu hoje o diário electrónico MediaFax.

A Reserva Nacional do Niassa localiza-se na província do Niassa, norte de Moçambique, e numa região que faz fronteira com a Tanzânia.

Segundo o MediaFax, Mateso Chupi, de nacionalidade tanzaniana e com documentos de identificação moçambicanos falsos, foi detido esre mês no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

Mateso Chupi era procurado pelas autoridades moçambicanas desde setembro de 2014 e pelas da Tanzânia desde 2013 pelo seu envolvimento na caça furtiva na Reserva Nacional do Niassa.

De acordo com o MediaFax, os caçadores furtivos chefiados por Chupi também faziam incursões no lado tanzaniano da reserva, que terá perdido 60% de elefantes para a caça furtiva entre 2011 e 2014.

MOÇAMBIQUE QUER A PAZ | Nyusi diz que próximos dias serão decisivos nas negociações de paz



O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse hoje que os próximos dias serão decisivos no diálogo de paz com a Renamo, considerando que as conversações com o maior partido de oposição "não tem sido tarefa fácil.

"Os próximos dias serão decisivos para todos nós", declarou o chefe de Estado moçambicano, sem avançar detalhes sobre o ponto de situação das negociações de paz com a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

Filipe Nyusi falava durante o primeiro dia da reunião do comité central da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, em Maputo.

De acordo com o Presidente moçambicano, dialogar "não tem sido tarefa fácil", mas é "a coisa certa".

"O que se pretende é encurtar o período de espera pela paz ", observou Filipe Nyusi, acrescentado que a paz é um preceito humanista e deve ser salvaguardada.

Para o chefe de Estado, o único caminho para o fim da crise política e militar entre o seu partido e a Renamo é um diálogo franco e aberto.

Mais lidas da semana