quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

VAMOS AO POLVO, PORQUE LULA ESTÁ EM VIAS DE EXTINÇÃO


Nesta hora de almoço retomamos no Página Global o Expresso Curto, saído do forno às 9 horas, tecendo algumas das nossas considerações, antes de se embrenhar na “coisa” propriamente dita. Hoje é Lula que abre o dito Curto, pela lavra de Miguel Cadete, um diretor-adjunto lá do burgo do tio Balsemão – parece que há por ali montanhas de diretores e outros que tais. Esta sociedade laboral está confusa p’ra burro e o que não falta nestas empresas maiores é diretores e adjuntos e chefes disto e daquilo. Até faz lembrar os capatazes de antigamente, que eram todos aqueles que davam graxa aos patrões e eram maus como cobras para os escravos (agora pomposamente chamados de trabalhadores). Pois.

Sigam então para o Lula e os seus problemas naquele ato de seita para o exterminarem. Pena de morte no Brasil, há sim! Pelo visto querem carregar no botão que o tal juiz Moro (made in EUA) pôs à disposição dos gentios corruptos e ladrões do que é dos brasileiros. Sim, esse tal Temer que é corrupto e etc., como muitos dos restantes da trama elaborada por “cientistas” das não menos tramadas secções norte-americanas que querem manter a América Latina como quintal dos EUA. Pois.

Bem, mas adiante, até porque isso já todos vós sabeis.

Avancem sem medo para o Curto balsâmico que de Nanni das Ilegalidades nada tem. Esperemos que não. Pois.

Bom dia e boas festas… aos cães vadios que passem por vós.

Já agora, só mais uma nota final. Ilustramos em cima a “coisa” com um polvo todo tentaculoso e super-rico, à laia dos Bilderbergs. É que lulas não há no “mercado”, estão em vias de extinção, inspirados pelos salafrários brasileiros que são governo e daqueles que por lá se dizem da Justiça… Pois.

MM | PG

Bom dia, este é o Expresso Curto

Miguel Cadete* | Expresso

Lula da Silva, escravo 12 anos e um mês

O Tribunal da Relação Federal condenou ontem, por unanimidade, o ex-Presidente do Brasil Lula da Silva a 12 anos e um mês de prisão, reforçando a pena de nove anos e meio a que já tinha sido condenado em primeira instância.

A sentença coincide com o facto de Lula da Silva ser novamente candidato a Presidente do Brasil, liderando destacado as sondagens para as eleições que irão decorrer em outubro. Para o Planalto ou para a prisão, pergunta-se um país partido ao meio, dividido entre os que consideram esta condenação uma vitória da justiça sobre a corrupção e os que clamam tratar-se de um golpe destinado a arredar o Partido Trabalhista do poder. O que aí vem pode não ser bonito.

Apesar de Lula da Silva ainda poder recorrer em várias instâncias - ao mesmo TRF-4 que agora o condenou, ao Superior Tribunal de Justiça, ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Supremo Tribunal Federal – especialistas ouvidos pela “Folha de São Paulo” garantem que o ex-Presidente deverá ser preso nos próximos meses, evitando que o candidato possa fazer campanha eleitoral. Nesse cenário, Lula irá para a cadeia ainda antes de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

Em julho, o juíz Sérgio Moro havia condenado Lula da Silva a nove anos e meio de prisão por ter recebido um apartamento triplex numa praia em São Paulo, oferecido pela empresa de construção OAS. Ontem a pena foi aumentada por unanimidade pelos três juízes do TRF-4, levando a diversas manifestações nas ruas, umas em defesa do ex-Presidente outras de regozijo pela condenação. Lula manteve, depois de ouvir a leitura da sentença, a sua defesa, alegando que o apartamento não é seu: “Houve um pacto com o poder judiciário e imprensa de que era hora de acabar com o PT. Eles não admitiam mais a ascensão social de pessoas em desenvolvimento”, disse o antigo líder sindical.

A politização de uma decisão do tribunal tornou-se ainda mais clara quando Lula da Silva aludiu a Nelson Mandela: “ficou 27 anos preso e continuou a sua luta. Voltou e foi presidente”. A notícia desta condenação está nas primeiras páginas dos jornais brasileiros de hoje mas não só. Também no “Público” (Juízes confirmam prisão e aumentam pena), “Correio da Manhã”(Justiça condena Lula a 12 anos de cadeia), “Jornal de Notícias” (Juízes pedem que Lula da Silva cumpra 12 anos de prisão), “El País” (La segunda instancia confirma y aumenta la condena a Lula da Silva a 12 años), “The Guardian” (Brazilian court upholds corruption conviction for ex-president Lula), “New York Times” (Upending Brazil’s Presidential Race, Court Upholds Ex-Leader’s Conviction) ou no “Le Monde” (L’ancien président brésilien Lula reconnu coupable en appel, son avenir politique compromis) a notícia tem grande destaque.

Em Portugal, a bipolarização das opiniões também sucede. No Expresso Diário, Daniel Oliveira assume que esta condenação se trata de um golpe político, tese igualmente defendida por Manuel Carvalho no “Público”.

OUTRAS NOTÍCIAS

O Sporting foi apurado para a final da Taça da Liga, reeditando a partida de há dez anos com o Vitória de Setúbal, depois de ter eliminado o FC Porto, ontem à noite. O nulo manteve-se nos 90 minutos, depois de um golo invalidado ao FC Porto pelo vídeo-árbitro. Sem prolongamento, a eliminatória decidiu-se nos penáltis. Depois de quatro falhanços consecutivos (Coates e William Carvalho pelo Sporting, Aboubakar e Brahimi pelo FC Porto), Bryan Ruiz desta vez resolveu a favor da equipa de Alvalade. Herrera foi o primeiro a não conseguir bater Rui Patrício que fez valer a superioridade do Sporting na marcação de grandes penalidades. Tudo sobre o jogo de ontem aqui, por Diogo Pombo. As reações dos treinadores Jorge Jesus e Sérgio Conceição e as crónicas de Rogério CasanovaLá Em Casa Mando Eu ajudam a perceber porque o FC Porto foi a primeira das duas equipas a abandonar, esta temporada, uma das frentes que disputava.

Ainda o futebol. Há uma nova competição de seleções na Europa. Chama-se Liga das Nações e o sorteio ditou que Portugal ficasse no mesmo grupo da Itália e Polónia. O treinador da Seleção, Fernando Santos, gostou e aprecia uma competição inovadora que divide os vários países por quatro ligas.

Michel Canals depõe a favor de Duarte Lima. A propósito do caso em que o ex-líder da bancada do PSD é acusado de ter desviado indevidamente cinco milhões de euros da conta de Rosalinda Ribeiro, viúva do milionário Tomé Feiteira, o gestor suíço declarou ontem que esses valores não o surpreendiam. Para Canals, que geriu as fortunas de Feteira e Rosalinda, esses montantes poderiam ter sido pagos a Duarte Lima, então advogado da viúva, enquanto honorários.

O antigo procurador do Ministério Público, Orlando Figueira, assumiu ter recebido 221 mil euros de Carlos Silva, empresário angolano. O recebimento configura crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais. Figueira negou ter sido corrompido por Manuel Vicente, ex-vice-Presidente de Angola. A resposta de Luanda a uma carta rogatória do Ministério Público . ontem noticiada pelo Expresso - abre no entanto várias possibilidades para resolver o caso que corrupção que envolve Manuel Vicente.

Mulher morre depois de ter pedido proteção ao Ministério Público. 37 dias depois de fazer queixa ao MP, Laura foi assassinada. Mecanismos de proteção falharam e relatório tece duras críticas. MP terá desperdiçado três oportunidades para proteger a vítima. É a manchete do “Jornal de Notícias”.

Médico de ginastas dos EUA foi condenado a 175 anos de prisão. Mais de 160 mulheres acusaram Larry Nassar de terem sido vítimas de abuso sexual por parte de um dos mais respeitados clínicos americanos. O “New York Times” recolheu os seus depoimentos.

Tribunais dão razão às eólicas. Decisões dos tribunais administrativos vêm ao encontro da intenção dos parques eólicos em reaver valores entregues ao fisco por conta do IMI que totalizam 15 milhões de euros.

Google vai instalar centro tecnológico em Oeiras. O novo hub criará 500 novos postos de trabalho. No Twitter, Paddy Cosgrove, que tem realizado o Websummit, comentou a notícia afirmando que existem rumores sobre a possibilidade de outras empresas do ramo se deslocarem para Portugal. Governo confirma que há negociações em curso nesse sentido.

Bilhetes para os U2 colocados amanhã à venda. Depois de estarem disponíveis apenas para membros do clube de fãs, a venda dos bilhetes para o concerto dos U2, a 16 de setembro na Altice Arena, abre amanhã ao público. Será às 10 horas da manhã, no site da Blueticket, mas os ingressos já devem estar esgotados pelas 10h15, disse à BLITZ o promotor do concerto. Também há bilhetes nalgumas lojas da MEO. A possibilidade de uma segunda data em Lisboa não está colocada de parte.

Morreu Mark E Smith. O carismático líder dos The Fall faleceu ontem aos 60 anos, não tendo sido divulgada a causa da sua morte.

“Exército não dá ‘mais nenhuma informação’ sobre Tancos, lê-se na manchete do “Público”. Estado Maior diz que não há mais nada a revelar pois essa informação contém “matéria pessoal dos militares”.

FRASES

“Proença garantiu que resolvia tudo”. Orlando Figueira, ex-procurador, no “Correio da Manhã”

“Sabíamos que tínhamos mais possibilidades nos penáltis”. Jorge Jesus, treinador do Sporting, após a meia-final da Taça da Liga com o FC Porto

“Se a esquerda está a funcionar bem que continue”. Sampaio da Nóvoa, ex-candidato a Presidente, em entrevista ao “Público”/Rádio Renascença

“Vou eu pagar a creche em vez da Autoeuropa?”. Título da crónica de João Miguel Tavares no “Público”

“Ser amigo de José Sócrates não é um ferrete para a vida. Bem pelo contrário”. Renato Sampaio, dirigente do PS no Porto, no Expresso Diário

O QUE ANDO A LER

Sábado, na Revista do Expresso, é publicada a entrevista que o escritor Philip Roth concedeu ao “New York Times”. Retirado da escrita e reformado da leitura de textos de ficção, o depoimento de um dos mais consagrados escritores norte-americanos vivos é impressionante quando aborda o movimento #metoo e a presidência de Donald Trump. O artigo de Clara Ferreira Alves que comenta esta entrevista, dada por e-mail, é imprescindível para contextualizar a vida através da obra de Roth.

Na capa, porém, está um artigo de Marina Costa Lobo, investigadora do Instituto de Ciências Sociais, que aborda o atual momento do PSD, quando faltam poucos dias para o congresso dos sociais-democratas. Mostra como podem ser ínvios e longos os caminhos que poderão reconduzir o partido agora liderado por Rui Rio ao poder. Ganhar o espaço da direita, voltar a convencer aqueles que abandonaram o PSD nas últimas eleições e provar que o seu partido é mais competente que o PS a lidar com a Europa não é tarefa de somenos. Mas é o que Rio precisa levar por diante.

Por hoje é tudo! Acompanhe toda a atualidade no Expresso Online. Às 18 horas chega o Expresso Diário com opinião e análise. Amanhã, o Expresso Curto estará de volta.

*Miguel Cadete é diretor-adjunto do Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana