segunda-feira, 19 de março de 2018

Apoio à independência de Taiwan cai para 38,3% - sondagem


Pequim, 19 mar (Lusa) - O apoio à independência de Taiwan baixou de 51,2% para 38,3%, desde maio de 2016, altura em que a atual Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, assumiu o cargo, segundo uma sondagem divulgada hoje pela fundação Opinião Pública Taiwanesa.

"É uma mudança rara e inesperada", afirmou o presidente da fundação, You Ying-long, ao apresentar os resultados numa conferência de imprensa, em Taipei.

O apoio à unificação com a República Popular da China alcançou também um apoio recorde, de 20,1%, enquanto 24,1% optou por manter o status quo, e 17,5% não respondeu.

A sondagem foi feita com uma amostra de 1.071 pessoas, com idade superior a 20 anos, entre os dias 11 e 13 deste mês.

A atual política de Pequim, de antagonizar o Governo taiwanês liderado por Tsai, do Partido Democrático Progressista (DPP), pró-independência, enquanto oferece incentivos a indivíduos ou empresas de Taiwan, poderá ter contribuído para elevar o apoio à unificação da ilha, segundo vários especialistas.

Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista (PCC) tomar o poder no continente, em 1949, assume-se como República da China, mas Pequim considera-a uma província chinesa e ameaça usar a força caso declare independência.

JPI // SB

Sem comentários:

Mais lidas da semana