quarta-feira, 14 de março de 2018

MORREU UM HOMEM… SÓ UM?

Bom dia esta é a abertura PG do seu Expresso Curto. 

Morreu mais um homem, Stephen Hawking. Entretanto e pela Síria morrem aos milhares, homens, mulheres e crianças. Pelo resto mundo também. Stephen Hawking morreu de morte natural, depois de usar o seu cérebro, “num corpo ínfimo”, em prol do conhecimento, da ciência e da humanidade. Os outros homens, mulheres e crianças que morrem na Síria e em muitos outros países “desaparecem” devido às guerras que são fomentadas pelas mais horríveis razões, entre as quais a ganância humana e correspondente maldade. Tanto que havia para acrescentar aqui sobre este tema…

A seguir deparará com o Expresso Curto. Leia e não se deixe “envenenar” pelas diferenças, nem ceda às manipulações tão peculiares e habituais nesta imprensa de grupos do grande capital que está repleta de cabeças feitas às suas medidas e interesses. Prevalece o domínio dos mais fortes sobre os mais fracos e aqui – como noutros órgãos de comunicação social – os exemplos são flagrantes. Sinuosamente, a apelar ao subconsciente, ao subliminar, às técnicas que levem vantagens aos mais fortes, aos do grande capital, aos senhores das grandes explorações, das guerras e dos combates que desenvolvem para dominar os que em maioria lhes servem as fortunas que possuem. Indiferentes às mortes e aos sofrimentos que causam. E dessas vítimas quase nada se fala a não ser no geral, são tantas! Ao ponto de quase todos já se terem habituado a tantas mortes, a tanto sofrimento, a tanta fome, a tanta desgraça. Tudo isso serve os que se sentem donos e exercem a posse da propriedade que é este planeta. Afinal são poucos com quase tudo, deixando só umas migalhas para imensos biliões que constituem a humanidade terrena.

Hoje morreu um homem… Só um?

Siga para o Curto, do Expresso. Hoje pela lavra de Martim Silva. (CT | PG)

Stephen Hawking, o homem que nos fez olhar para as estrelas

Martin Silva | Expresso

Remember to look up at the stars and not down at your feet

Bom dia,
Aos 76 anos, morreu na sua casa em Cambridge, no Reino Unido, um dos mais conceituados e geniais cientistas do planeta. O físico autor de "Breve História do Tempo". O homem que aos 21 anos viu ser-lhe detectada uma doença degenerativa rara (esclerose lateral amiotrófica), com uma esperança de vida de cerca de dois anos, e que sobreviveu mais de meio século depois disso. O cientista que nos habituámos a ver agarrado a uma cadeira de rodas e a comunicar através de um computador. Stephen Hawking. O anúncio foi feito em comunicado pelos seus filhos.

O trabalho académico de décadas foi dedicado à busca de respostas sobre o Universo, nomeadamente sobre buracos negros. Ao seu conhecimento e explicação. Mas foi o lançamento de "Breve História do Tempo", nos anos 80, que lhe trouxe fama global. O livro vendeu mais de 10 milhões de cópias. A fama global de Hawking e o reconhecimento generalizado pela sua obra e talento nunca lhe granjearam o Nobel, no entanto.

Eis algumas das leituras indispensáveis de hoje sobre a vida de Stephen Hawking:

-O The Guardian chama-lhe a mais brilhante estrela do estudo dos astros

-O homem que explicou o universo e os buracos negros, afirma o The New York Times.

E aqui ficam algumas das mais emblemáticas citações de Hawking:
Remember to look up at the stars and not down at your feet

My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all

Life would be tragic if it weren’t funny

We are just an advanced breed of monkeys on a minor planet of a very average star. But we can understand the Universe. That makes us something very special

Nas livrarias online é fácil encontrar obras de Hawking.

TRUMP MUDA CARGOS DE TOPO

Este tinha sido o meu primeiro pensamento para abrir a newsletter. Ontem, Trump levou a cabo uma enorme mudança de cargos de topo da sua Administração. E como as fez? Pelo twitter, obviamente.

Rex Tillerson deixa de ser Secretário de Estado (o chefe da diplomacia). Mike Pompeu, considerado um 'falcão' (linha política mais dura) vai para o seu lugar, deixando a liderança da CIA e tornando-se o primeiro a ter no currículo a liderança dos espiões e da diplomacia norte-americana.

Nesta triangulação, Gina Haspel vai substituir Pompeu na liderança da agência de espionagem, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo. O seu nome está no entanto envolvido numa polémica relacionada com tortura e a existência de prisões ilegais secretas na Tailândia.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro,
Continua a polémica à volta de Feliciano Barreiras Duarte, o novo secretário-geral do PSD. Depois de ter corrigido o seu currículo no site oficial do PSD e de saber-se que nunca foi visiting scholar, em Berkeley, ao contrário do que coloca nas suas notas biográficas, ontem foi o dia em que o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito para investigar a situação. E em que a Universidade Autónoma, onde Feliciano está inscrito para doutoramento, também fez saber que está a avaliar as condições do acesso do seu doutorando à universidade.

No meio disto tudo, o próprio Feliciano Barreiras Duarte fez um comunicado à imprensa em que clamou inocência. Já Rui Rio recusou comentar o assunto.

A Direção Geral de Saúde confirmou a existência de dois casos de sarampo no norte do país.
Aqui pode esclarecer todas as dúvidas sobre sintomas, riscos e prevenção do sarampo.

Este é um caso delicado e que ainda pode dar muito que escrever. A propósito das adoções da IURD, assim chamadas, uma mãe biológica denunciou recentemente ao Parlamento que a sua filha poderia estar em perigo. Esta respondeu agora, por carta, a que o Expresso teve acesso, dizendo estar tudo bem consigo e a sua vida. E que simplesmente não se quer expor.

Na véspera do final do prazo da lei para a limpeza de matas e florestas, continua o pingue-pongue. O Governo prometeu alguma flexibilização na aplicação das coimas. A GNR disse que não ia haver tolerância alguma. E agora o Governo volta a garantirque a lei será para aplicar com calma nos próximos tempos.


Carlos Alexandre foi depor na Operação Fizz. E defendeu Orlando Figueira.

Alojamento local. No Diário de ontem escrevemos sobre um estudo que apresenta dados curiosos sobre o fenómeno do alojamento local. Assim, ficamos por exemplo a saber que a maioria das habitações não estava a uso antes de ser dedicada ao AL. E que os preços do Alojamento Locais em locais como o centro de Lisboa já chegam a ultrapassar mesmo os dos hotéis.

Os créditos fiscais milionários de que o Montepio beneficiou, e que lhe permitiram apresentar lucros, estão a dar polémica e são analisados aqui pela Isabel Vicente.

Continua a dança de cadeiras na RTP. Agora, afirma o JN, é o diretor de informação que vai mudar. A escolha da administração para substituir Paulo Dentinho recaiu em... Carlos Daniel.

Paulo Jorge Ferreira, professor catedrático de engenharia eletrónica, é o novo reitor da Universidade de Aveiro.

Os treinadores portugueses José Mourinho e Paulo Fonseca viram as respetivas equipas serem eliminadas da Liga dos Campões nos oitavos de final da prova.

Lá fora,
As iniquidades salariais de género são um tema cada vez mais atual. Agora soube-se que Claire Foy, a actriz protagonista da magnífica série The Crown, que pode ser vista na Netflix, foi paga abaixo do actor que protagoniza o papel de marido da rainha.

Lula da Silva pode estar a poucos dias de ser efetivamente preso depois da condenação em tribunal de que foi alvo.

Terrível, terrível, terrível. A história do pequeno Gabriel que foi morto pela própria madrasta. Um caso que está a comover Espanha. A assassina já confessou o crime perante as autoridades judiciais.

O QUE ANDO A LER

"Gente Independente", de Hálldor Laxness, Prémio Nobel, considerado o grande romance da Islândia, escrito e passado no início do século XX. Ovelhas e mais ovelhas, planaltos, gelo e mais neve. A saga de Bjartur, um agricultor que luta pela sua independência contra a servidão. Já devorei cerca de duzentas páginas e não quero ficar por aqui.

Por hoje é tudo. Tenha boas leituras. E não se esqueça que depois da Felix vem a Gisele. Este é o nome da próxima tempestade, que já está mesmo aí a chegar.

Sem comentários:

Mais lidas da semana